O aniversário do Jeep Clube do Brasil, a entidade off road mais antiga do país, contou com a presença de mais de duas mil pessoas na noite de quinta-feira. O clube completa 23 anos neste sábado, mas as comemorações aconteceram no Ponto Off Road, encontro semanal dos amantes do fora de estrada, realizado todas as quintas-feiras, das 18 às 23 horas. A comemoração também faz parte do evento Abril 2004×4, que pretende institucionalizar abril como o mês do 4×4.
Com a presença de vários associados e de Nelson de Almeida Filho, fundador do Jeep Clube, as 40 crianças e adolescentes do projeto “Espaço Amigo Circo Escola Enturmando”, de Vila Penteado, iniciaram o show de percussão às 20 horas e surpreenderam o público com suas batucadas, comandados pelo professor Antônio Pinheiro, mais conhecido como Chicória. Depois do show, todas as pessoas que estavam no local foram convidadas para cantar parabéns, assistir à queima de fogos e comer um pedaço de bolo, preparado e já cortado para mil pessoas.
O Abril 2004×4 começou no dia 1º, com a apresentação do grupo de chorinho Tia Margarida. Na quinta-feira seguinte, dois grupos de atores (TV Nerd e Mix de Atores) agitaram o espaço, fazendo brincadeiras com o público. Malabaristas, cuspidores de fogo, pernas de pau e palhaços transformaram o Ponto Off Road em um circo no dia 15. Na próxima quinta-feira, o grupo de percussão corporal Barbatuques fechará o evento.
Um pouco da história do Circo Escola
O Circo Escola foi iniciado em 1986, na Vila Penteado, zona norte da capital, com a ajuda do Governo do Estado de São Paulo e da iniciativa privada. Hoje, o projeto atende 614 crianças e adolescentes com diversas atividades como artes plásticas, inglês, capoeira, canto, coral, dança, percussão e modalidades circenses.
O projeto é administrado pela organização não-governamental Promove, que cuida de mais duas unidades uma no Jaçanã, que atende pessoas portadoras de deficiência, e outra na Vila Albertina, que trabalha com profissionalização de jovens.
Para Antônio Carlos Paulino, diretor da unidade Jaçanã e consultor de segurança e medicina do trabalho, é muito gratificante ajudar essas crianças que vivem em comunidades carentes, próximas às favelas Tiro ao Pombo, Miranguaba, do Pó e do Amauri. “É muito bom poder ajudar os jovens a resgatar o respeito e incentivá-los a praticar as atividades oferecidas pelo projeto. São crianças que convivem com vários problemas, como gravidez na adolescência e consumo de drogas. Ajudar estas pessoas é, antes de tudo, uma maneira de melhorar como ser humano”, afirma o ex-padre de 50 anos, formado em filosofia, teologia e técnica industrial.
Para mais informações sobre o projeto “Espaço Amigo Circo Escola Enturmando” acesse www.promove.org.br
O Abril 2004×4 é organizado pelo Jeep Clube do Brasil e pela Mesa Quatro Comunicações, com patrocínio de Goodyear e Bardahl.