Sertões: Dupla Varela/Gugelmin fica a um passo do título dos carros

Chegou a nossa hora. É com essa afirmação que Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, líderes no acumulado dos carros do Rally dos Sertões 2015, se motivam para completar a 23ª edição da prova em primeiro lugar. Depois de baterem na trave no ano passado, a dupla da Divino Fogão Rally Team deu um passo muito importante nesta sexta-feira (7) para assegurar o título da categoria. Nem mesmo a reação de Cristian Baumgart e Beco Andreotti, vencedores da etapa do dia, no trecho entre Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR), serviu para desestabilizar os ponteiros, que vão confortáveis para a última especial.

A sexta etapa, que teve como cenários os canaviais ao longo de 316,12 km, sendo 199,32 km de trechos cronometrados, foi de extrema importância para Varela, campeão da categoria em 2000, e Gugelmin consolidarem a vantagem de 13 minutos para Marcos Baumgart e Kleber Cincea, da X Rally Team/NWM, concorrentes diretos na briga pelo troféu. “Estamos andando forte deste o começo do rali. Agora, com essa vantagem, viemos administrando, mas quando acontece isso tem que ter muita atenção, porque pode se distrair a qualquer momento”, conta Varela, que também lidera a categoria T1 FIA.

Já Marcos Baumgart, segundo na especial e na geral, mantém o foco no primeiro lugar, mesmo sabendo das dificuldades em se tirar a distância dos ponteiros. “Tem o último dia ainda. Se existe esperança, ela é a última que morre. Estou bem positivo, com energia boa. Aconteceu a fatalidade no primeiro dia, mas viemos buscando a cada etapa”, diz o competidor da equipe X Rally Team/NWM.

Campeão do dia, Cristian Baumgart tenta se apegar aos pontos positivos de sua performance até agora na prova. “Depois do problema no primeiro dia, viemos acelerando forte em todas as etapas. Viemos pontuando, subindo na classificação e ganhando as especiais. Estávamos com o objetivo de vencê-las, sem poupar o carro. Tivemos um espírito guerreiro para se recuperar e entrar entre os cinco na geral”, afirma o competidor.

Categorias Protótipos T1, Pró Brasil, Super Production e Production T2

Na Protótipos T1, o destaque do dia foi Sylvio Barros e Rogério Almeida, da Mitsubishi Ralliart Brasil, que terminaram em terceiro na geral e venceram na categoria, porém a liderança continua com João Franciosi e Rafael Capoani, da Mitsubishi Petrobras. A dupla do norte-americano Gunter Hinklemann com Vinicius Castro, da Experts 4×4, fechou a sexta etapa em quinto na geral e como melhor dupla do dia na Pró Brasil. Luiz Facco e Humberto Piauí, da Acelera Siriema, concluíram em terceiro na categoria, mas continuam na frente em busca do título. Na Super Production, Cristiano Rocha e Joselito Melo, da Mandacaru Rally Team, foram os melhores na penúltima especial, mas quem segue na ponta da categoria é Thiago Silva e Ivo Mayer, da Top Rally Team. Apesar dos problemas na etapa anterior, Edu Piano e Solon Mendes, da Troller Racing/Territorio Motorsport, garantiram a vitória nesta sexta-feira (7) na Protótipos T2, porém, a liderança continua com a outra dupla da equipe, Rafael Cassol e Lelio Carneiro.

O Rally dos Sertões 2015 chega à sétima e última neste sábado (8), em um trajeto de 346,15 km, sendo 120,54 km de trechos cronometrados, entre as cidades de Umuarama (PR) e Foz do Iguaçu (PR). A inédita chegada será em Itaipu, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil.

Resultado da sexta etapa (extraoficial) – Carros

(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)

1º Cristian Baumgart/Beco Andreotti #309 Ford/X Rally Team/NWM 1h58min39s

2º Marcos Baumgart/Kleber Cincea #303 Ford/X Rally Team/NWM +5min15s

3º Sylvio Barros/Rogério Almeida #329 Mitsubishi/Mitsubishi Ralliart Brasil +9min25s

4º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin #308 Toyota/Divino Fogão Rally Team +9min25s

5º Gunter Hinkelmann/Vinicius Castro #348 Mitsubishi/Experts 4×4 +11min24s

Acumulado da categoria Carros após seis etapas (extraoficial)

(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)

1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin #308 Toyota/Divino Fogão Rally Team 13h42min44s

2º Marcos Baumgart/Kleber Cincea #303 Ford/X Rally Team/NWM +13min46s

3º Cristian Baumgart/Beco Andreotti #309 Ford/X Rally Team/NWM +50min08s

4º João Franciosi/Rafael Capoani #360 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras +54min19s

5º Luiz Facco/Humberto Piauí #310 Mitsubishi/Acelera Siema +1h12min29s