O Rally dos Sertões 2015 vai se encaminhando para o término com Jean Azevedo podendo fazer história na 23ª edição da prova. Na penúltima etapa da prova, que ocorreu nesta sexta-feira (7), entre Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR), o experiente piloto da Equipe Honda Mobil terminou em segundo lugar, atrás apenas do francês e companheiro de equipe Adrien Metge, e deu um passo importante rumo ao hexacampeonato nas motos.
Jean ampliou para quase dez minutos a vantagem sobre o vice-líder na geral e principal concorrente Ramon Sacilotti, que não conseguiu diminuir a distância para o conterrâneo no trajeto de hoje, de 316,12 km, sendo 199,32 de trechos cronometrados, e terminou em terceiro. “Hoje foi o dia de navegação mais complicado do rali, andamos o dia todo em um canavial. Toda hora um entra e sai. Como ontem abri uma boa vantagem para o segundo colocado, hoje o meu objetivo era navegar bem, não errar nada, sem ter penalização, para manter o resultado no acumulado e para levar amanhã até a parte final”, relata Jean Azevedo, que também lidera na Super Production.
Já o Ramon lamentou não ter conseguido diminuir a distância. “Foi um pouco abaixo da minha expectativa, bati numa erosão e quebrou o suporte do meu tanque traseiro. Preferi me cuidar para terminar bem. A diferença (para o Jean) não foi tão grande, mas complicou a disputa pelo título”, diz o piloto da Sacilotti Rally.
Vitorioso do dia com o tempo de 2h01min05s, Adrien Metge comemorou ter realizado uma especial sem erros e penalizações. A primeira posição na sexta etapa manteve o estrangeiro na liderança da Production Aberta. “Andei em um ritmo bom, não errei nada, sem penalizações, e estou muito feliz. Agora é manter esse ritmo para tentar melhorar minha posição na geral”, diz o competidor.
O Top 5 do trecho cronometrado terminou com Guilherme Cascaes, da Yamaha Geração Rinaldi Rally Team, em quarto, e Tiago Fantozzi, da X Rally Team, em quinto.
Já na reta final, os participantes disputam neste sábado (8) a sétima e última etapa do Rally dos Sertões 2015. Ela realizada entre as cidades de Umuarama (PR) e Foz do Iguaçu (PR), em um trajeto de 346,15 km, sendo 120,54 km de trechos cronometrados. A inédita chegada será em Itaipu, um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados do Brasil.
Categorias Production Aberta, Marathon, CRF 230F e Over 45
Com a vitória na sexta etapa, Adrien Metge abriu mais vantagem em relação a Guilherme Cascaes rumo ao título da categoria Production Aberta. Na Marathon, Tunico Maciel, também da Equipe Honda Mobil, segue firme com o objetivo de ser o primeiro na Marathon. Júlio Zavatti Bissinho, da Vendramini Rally, que lidera a CRF 230F, permanece entre os dez melhores na geral. Na Over 45, o experiente Dimas Mattos, da Brasil Moto Tour, levou a etapa de Euclides da Cunha Paulista (SP) a Umuarama (PR), porém, a liderança é de Norton Lopes, também da mesma equipe.
7ª etapa – 08/08 – Umuarama (PR) – Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km
Descrição: Após um longo deslocamento por rodovias, cruzando belas cidades do Paraná, o Rally dos Sertões chega à última especial da prova. Começa em estilo de WRC (Campeonato Mundial de Rally). Rápida com trechos sinuosos, em um piso de cascalho bem escorregadio e traiçoeiro, alternando com trechos de terra vermelha. Os competidores entram em uma zona agrícola, cruzando pequenas propriedades e passando por trechos calçados com pedras. É sem dúvida a especial mais rápida do rali. Na última parte, a prova volta a ficar sinuosa em estradas de terra vermelha, seguindo assim até o final em Foz do Iguaçu.
O Rally dos Sertões 2015 tem patrocínio do Outback Steakhouse, Caixa Econômica Federal, Mitsubishi Motors e Honda. Apoio Institucional do Governo de Goiás, Detran-GO, Balada Responsável e Itaipu. Apoio da Copel Telecom, Sanepar, Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná, Teuto-Pfizer, Sanifil, Séotres, Truckvan, Secretaria Municipal de Esportes de Foz do Iguaçu e GoPro. Parceiros de mídia: ESPN, Band, Interativa FM e Webventure. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A realização é da Dunas Race.
Resultado da sexta etapa (extraoficial) – motos
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)
1º Adrien Metge (FRA) #9 Honda/Honda Mobil 2h01min05s
2º Jean Azevedo #1 Honda/Honda Mobil +38s
3º Ramon Sacilotti #2 Kawasaki/Sacilotti Rally +3min21s
4º Guilherme Cascaes #7 Yamaha/Yamaha Geração Rinaldi Rally Team +4min45s
5º Tiago Fantozzi #21 Protótipo 500/Bianchini Rally/X Rally Team +6min27s
Acumulado da categoria motos após seis etapas
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)
1º Jean Azevedo #1 Honda/Honda Mobil 14h37min10s
2º Ramon Sacilotti #2 Kawasaki/Sacilotti Rally +9min47s
3º Adrien Metge (FRA) #9 Honda/Honda Mobil +17min33s
4º Tiago Fantozzi #21 Protótipo 500/Bianchini Rally/X Rally Team +30min17s
5º Guilherme Cascaes #7 Yamaha/Yamaha Geração Rinaldi Rally Team +36min09s