A família Varela conseguiu um importante feito no Rally dos Sertões 2015. Pai e filho venceram nesta quarta-feira (5) uma mesma especial, em categorias diferentes. Essa marca aconteceu no trecho de 426,78 quilômetros, sendo 240,06 km de trechos cronometrados, entre São Simão (GO) e Três Lagoas (MS), onde Reinaldo Varela ampliou a vantagem na liderança da categoria carros e ainda viu seu filho caçula Bruno, estreante na prova, vencer nos UTVs.
Contente com o resultado, o patriarca da família revela a competitividade entre ele e seus filhos, que além de Bruno, conta com Rodrigo e Gabriel. Ambos também disputam a prova nos UTVs. “Em casa todos entram para ganhar. Cada um na sua categoria, mas um dos quatro precisa subir ao pódio”, afirma o piloto. “O diferencial nosso neste ano do Sertões é que pela primeira vez todos os meus três filhos estão correndo. Para gente é uma satisfação enorme isso dar certo porque é uma paixão muito grande”, complementa Reinaldo, que forma parceria com Gustavo Gugelmin.
Já Bruno, que forma dupla com o navegador Mayckon Padilha, revela o companheirismo de toda a família. “Todos nós comemoramos. É sempre bom ter um da família em primeiro. Às vezes um não vai bem, mas o outro consegue chegar em primeiro. Então, dá um estímulo”, diz o piloto da Divino Fogão Rally Team, que pensando no restante da prova vai fazer uma comemoração moderada. “Meu pai morou a vida inteira em Mirandópolis, próxima a Três Lagoas. Então o pessoal já veio nos recepcionar com churrasco, festa, mas vamos fazer algo tranquilo porque amanhã tem mais”, complementa.
Apesar das palavras de Bruno, Reinaldo Varela promete comemorar em grande estilo o feito. Com direito a carneiro recheado, ele receberá todos os amigos e familiares presentes em Três Lagoas.
Ainda nos carros, Varela e Gugelmin, da Divino Fogão Rally Team, aumentaram para 16 minutos a vantagem sobre Guiga Spinelli e Youssef Haddad, os vice-líderes. A dupla da Mitsubishi Petrobras completou o dia na quarta posição, seis minutos atrás dos vencedores.
Nos UTVs, Bruno Sperancini e Lourival Roldan, da Prominas Racing, seguem administrando a boa distância que possuem para os segundos colocados na geral Rodrigo Varela e João Arena, da Divino Fogao Rally Team. Os ponteiros da categoria terminaram em terceiro a especial do dia. No acumulado, estão cinco minutos a frente de Varela e Arena.
O Rally dos Sertões deixa o Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (6) e tem como destino São Paulo. Os competidores disputam entre as cidades de Três Lagoas (GO) e Euclides da Cunha Paulista (SP), em um trajeto de 587,26 km, sendo 291,16 km de trechos cronometrados, a primeira parte da etapa maratona, na qual não podem ter assistência externa na manutenção dos veículos.
5ª etapa – 06/08 – Maratona – Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km
Descrição: Logo no início dessa especial, muitas lombas e lombadas seguindo por estradas estreitas com longas retas. O piso predominante continua sendo de piçarra com pequenos trechos de areia. Nos últimos 40 quilômetros, a prova fica sinuosa e rápida e segue em um piso arenoso até o final da especial.
O Rally dos Sertões 2015 tem patrocínio do Outback Steakhouse, Caixa Econômica Federal, Mitsubishi Motors e Honda. Apoio Institucional do Governo de Goiás, Detran-GO, Balada Responsável e Itaipu. Apoio da Copel Telecom, Sanepar, Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná, Teuto-Pfizer, Sanifil, Séotres, Truckvan e Secretaria Municipal de Esportes de Foz do Iguaçu. Parceiros de mídia: ESPN, Band, Interativa FM e Webventure. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A realização é da Dunas Race.
Resultado da quarta etapa (extraoficial) – carros
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)
1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin #308 Toyota/Divino Fogão Rally Team 2h37min15s
2º Cristian Baumgart/Beco Andreotti #309 Ford/X Rally Team/NWM +2min48s
3º Marcos Baumgart/Kleber Cincea #303 Ford/X Rally Team/NWM +3min28s
4º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad #301 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras +6min01s
5º João Franciosi/Rafael Capoani #360 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras 13min21s
Resultado da quarta etapa (extraoficial) – UTV
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)
1º Bruno Varela/Mayckon Padilha #229 Can-Am/Divino Fogão Rally Team 3h10min35s
2º José Hélio/Edmilson Camargo #209 Polaris/Zé e os Caras 1min04s
3º Bruno Sperancini/Lourival Roldan #210 Can-Am/Prominas Racing +1min52s
4º Denísio Casarini/Eduardo Shiga #215 Can-Am Casarini Team +3min32
5º Carlos Ambrósio/Cadu Sachs #211 Polaris/Extreme Plus +4min56s
Acumulado da categoria carros após quatro etapas (extraoficial)
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)
1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin #308 Toyota/Divino Fogão Rally Team 8h40min29s
2º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad #301 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras +16min24s
3º Marcos Baumgart/Kleber Cincea #303 Ford/X Rally Team/NWM +16min49s
4º João Franciosi/Rafael Capoani #360 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras +42min41s
5º Michel Terpins/Humberto Piauí #310 MEM T-REX/MEM Motorsports +51min52s
Acumulado da categoria UTVs após quatro etapas (extraoficial)
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)
1º Bruno Sperancini/Lourival Roldan #210 Can-Am/Prominas Racing 10h30min54s
2º Rodrigo Varela/João Arena #207 Can-Am/Divino Fogão Rally Team +5min04s
3º Denísio Casarini/Eduardo Shiga #215 Can-Am/Casarini Team +5min45s
4º Vinicius Mota/Rafael Schimuk #201 Can-Am Taguatur Racing UTV +12min44s
5º Henrique Gutierrez/Wiedner Moreira #202 Polaris/Yoda Motorsports +18min50s
