Sertões: Em dia de vitória de Baumgart, Varela controla vantagem na ponta dos carros

Os altos e baixos nos últimos dois dias já deixam Cristian Baumgart com um ar de lamentação pela falta de sorte no início do Rally dos Sertões 2015. O piloto da X Rally Team e seu navegador Beco Andreotti até celebraram a primeira vitória na edição 2015 da prova nesta terça-feira (4), ao completarem o trajeto de Itumbiara (GO) a São Simão (GO) em 2h36min56s. Porém, um problema em uma peça de seu veículo na primeira etapa, há três dias, praticamente tirou a dupla da disputa pelo título, que até agora está nas mãos de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, atuais líderes na geral dos carros e também da categoria T1 FIA.

“Infelizmente não tivemos essa boa sorte que tem que ter no Rally dos Sertões. Felizmente hoje trouxemos uma vitória para equipe, até para dar um ânimo. Nós temos potencial para vencer o Rally dos Sertões, mas também precisamos ter sorte”, diz Cristian Baumgart, que finalizou o trecho de 329,97 quilômetros, sendo 151,73 km de trechos cronometrados, 3min26s de vantagem sobre Varela.

Por falar no atual líder da categoria, ele e Gustavo Gugelmin tem conseguido até agora controlar a superioridade no cronômetro. “Fomos hoje com um pouco mais de cuidado, os saltos eram secos, o jeito que caíamos não era nada confortável. Demos uma poupada no carro, pois não havia necessidade de se expor. Aceleramos quando dava e tomamos cuidado nos pontos que precisam de atenção. Nesta hora tem que ter cabeça, ser tranquilo. Estamos indo no nosso ritmo”, conta Varela, da equipe Divino Fogão Rally Team.

A terceira posição do dia ficou com Marcos Baumgart e Kleber Cincea, da X Rally Team/NWM, mesma posição que ocupam no acumulado. Quartos colocados na especial de hoje, os atuais campeões Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Mitsubishi Petrobras, são os vice-líderes da prova. Eles estão pouco mais de 10 minutos atrás dos ponteiros.

Categorias Protótipos T1, Pró Brasil, Super Production e Production T2

Na Protótipos T1, João Franciosi e Rafael Capoani, da Mitsubishi Petrobras, ficaram em primeiro no dia e mantêm a liderança da categoria, seguidos de Michel Terpins e Fabio Pedroso, da MEM Motorsports. Na Pró Brasil, Luiz Facco e Humberto Piauí, da Acelera Siriema, venceram a terceira etapa e seguem na frente da categoria. Na Super Production, a vitória na terceira etapa ficou com Marco Lana e Leonardo Silva, da Lana Racing, porém quem lidera é Thiago Silva e Ivo Mayer,da Top Rally Team. Na Production T2, quem levou a melhor foi Rafael Cassol e Lelio Carneiro, da Troller Racing/Território Motorsport, porém, a primeira colocação continua com a equipe, mas com Edu Piano e Solon Mendes, com o Troller T4.

Os competidores deixam o estado de Goiás nesta quarta-feira (5) e vão em direção ao Mato Grosso do Sul. O trajeto da quarta etapa entre São Simão (GO) e Três Lagoas (MS) contará com 426,78 km, sendo 240,06 km de trechos cronometrados.

4ª etapa – 05/08 – São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)

Deslocamento inicial: 147,13 km

Trecho cronometrado: 240,06 km

Deslocamento final: 39,59 km

Total do dia: 426,78 km

Descrição: O Rally dos Sertões deixa o estado de Goiás e entra no Mato Grosso do Sul, que pela primeira vez faz parte do roteiro. A etapa começa em estradas de piçarra e cascalho em uma região com muitos mata-burros, lombas e lombadas. A prova atravessa uma região canavieira e segue por estradas de fazenda com pequenos trechos de trial. Os competidores entram em uma região de reflorestamento com um piso arenoso e assim segue até o final da especial. Nesta etapa, haverá todos os tipos de piso: cascalho, piçarra e areia.

O Rally dos Sertões 2015 tem patrocínio do Outback Steakhouse, Caixa Econômica Federal, Mitsubishi Motors e Honda. Apoio Institucional do Governo de Goiás, Detran-GO, Balada Responsável e Itaipu. Apoio da Copel Telecom, Sanepar, Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná, Teuto-Pfizer, Sanifil, Séotres, Truckvan e Secretaria Municipal de Esportes de Foz do Iguaçu. Parceiros de mídia: ESPN, Band, Interativa FM e Webventure. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A realização é da Dunas Race.

Resultado da terceira etapa (extraoficial) – carros

(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)

1º Cristian Baumgart/Beco Andreotti #309 Ford/X Rally Team/NWM 2h36min56s

2º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin #308 Toyota/Divino Fogão Rally Team +3min26s

3º Marcos Baumgart/Kleber Cincea #303 Ford/X Rally Team/NWM +4min10s

4º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad #301 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras +6min52s

5º João Franciosi/Rafael Capoani #360 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras +14min25s

Acumulado da categoria carros após três etapas (extraoficial)

(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)

1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin #308 Toyota/Divino Fogão Rally Team 6h03min13s

2º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad #301 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras +10min23s

3º Marcos Baumgart/Kleber Cincea #303 Ford/X Rally Team/NWM +15min21s

4º João Franciosi/Rafael Capoani #360 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras +29min20s

5º Michel Terpins/Humberto Piauí #310 MEM T-REX/MEM Motorsports +37min41s