Principal candidato ao título dos quadriciclos, Marcelo Medeiros venceu mais uma etapa do Rally dos Sertões nesta segunda-feira (3), no percurso entre os municípios de Rio Verde (GO) e Itumbiara (GO). O maranhense da Taguatur Racing completou o percurso de 329,97 quilômetros, sendo 151,73 km de trechos cronometrados, em 1h34min09s.
A distância para o segundo colocado Pedro Costa, da QuaTrilha do Cerrado Rally Team, foi de 8min59s. Assim, o piloto do Norte do país ampliou a vantagem sobre o rival para 25 minutos no acumulado. Apesar disso, Medeiros mantém cautela. “Ainda é cedo para pensar em título, há muitas coisas para acontecer. É difícil prever quem vai ganhar porque pode acontecer um imprevisto. Vou me preparar para que não aconteça nada de errado comigo, como quebrar, me perder na navegação”, diz o líder.
Já Pedro Costa analisou as dificuldades do dia. “O dia de hoje foi puxado, havia muita lombada, mata-burro, mas consegui andar certinho”, conta o competidor, que não se importa com o favoritismo de Marcelo Medeiros. “O Marcelo está aqui no Sertões há muitos anos, ele conhece o rali. Esse é o meu segundo, sendo que no ano passado sofri um acidente logo no começo. Estou indo com mais calma, vamos ver o que dá”, finaliza.
Quem apareceu na terceira posição foi o uruguaio Roberto Lício, da equipe Jianming Racing. O sul-americano terminou a parcial 9min58s atrás de Medeiros. “Foi uma etapa muito rápida, divertida, com muita lombada. Não tinha muita opção de errar a navegação. Meu quadri se comportou bem, ou seja, não tenho nada que reclamar”, afirma o uruguaio.
A boa surpresa do dia foi Hélio Pessoa, que figurou na quarta colocação. O competidor da Prorally Trilhas e Rotas ficou 10min51s atrás do vencedor. Italo Santiago, da Prorally, completou o ranking dos cinco primeiros na especial.
Já a baixa desta segunda-feira foi o uruguaio Mauro Sierra. O piloto da equipe Charrua Racing teve problemas com o seu quadriciclo, no km 2 da especial, e abandonou a briga pelo título do Rally dos Sertões 2015.
A caravana da prova segue nesta terça-feira (4) para São Simão (GO), em um percurso de 503,37 km, sendo 295,05 km de trechos cronometrados. Será a última especial em todo território do estado de Goiás, antes de entrar no Mato Grosso do Sul.
3ª etapa – 04/08 – Itumbiara (GO) – São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 295,05 km
Deslocamento final: 65,32 km
Total do dia: 503,37 km
Descrição: Esta etapa começa subindo uma serra muito estreita e sinuosa, seguindo por estradas com lombas e lombadas de todos os tamanhos. A prova fica travada e sinuosa com pequenos trechos de Trial e volta para uma área agrícola onde a velocidade aumenta relativamente. Serão contornadas grandes lavouras de cana-de-açúcar com um piso misto de piçarra e areia. A especial segue em estradas menores de cascalho até o final.
O Rally dos Sertões 2015 tem patrocínio do Outback Steakhouse, Caixa Econômica Federal, Mitsubishi Motors e Honda. Apoio Institucional do Governo de Goiás, Detran-GO, Balada Responsável e Itaipu. Apoio da Copel Telecom, Sanepar, Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná, Teuto-Pfizer, Sanifil, Séotres, Truckvan e Secretaria Municipal de Esportes de Foz do Iguaçu. Parceiros de mídia: ESPN, Band, Interativa FM e Webventure. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A realização é da Dunas Race.
Resultado da segunda etapa (extraoficial) – quadris
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)
1º Marcelo Medeiros #100 Prototipo 700/Taguatur Racing 1h34min09s
2º Pedro Costa #103 Polaris/QuaTrilha do Cerrado Rally Team +8min59s
3º Roberto Lício (URU) #105 Yamaha/Jianming Racing +9min58s
4º Hélio Pessoa #104 Yamaha/Prorally Trilhas e Rotas +10min51s
5º Italo Santiago #101 Yamaha/Prorally +18min35s
Acumulado da categoria quadris após duas etapas (extraoficial)
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)
1º Marcelo Medeiros #100 Prototipo 700/Taguatur Racing 4h06min42s
2º Pedro Costa #103 Polaris/QuaTrilha do Cerrado Rally Team +25min55s
3º Roberto Lício (URU) #105 Yamaha/Jianming Racing +38min26s
4º Italo Santiago #101 Yamaha/Prorally +1h05min06s
5º Geison Belmont #102 BRP Renegade/Meikon Rally Team +1h08min38s
