Na reta final do Rally Dakar 2015, Jean Azevedo, único brasileiro na categoria motos, continua firme na disputa da 37ª edição do principal rali do planeta. Nesta sexta-feira (16), o piloto da Honda South America Rally Team terminou a 12ª e penúltima etapa da competição em 14º, melhor desempenho deste ano. Foram 546 quilômetros, sendo 298 cronometrados, de Termas de Rio Hondo a Rosário, na Argentina. O dia também foi marcado pela conquista do top 15 de todos os pilotos Honda. A vitória ficou com o australiano Toby Price, com 3h19min04s.
A posição de Jean Azevedo mostra a evolução do brasileiro, que teve que superar muitas dificuldades ao longo das etapas. Na classificação geral, ele ocupa o 21º lugar.
O espanhol Joan Barreda, da Team HRC, que esteve na frente da competição, terminou o dia em segundo, seguido de Paulo Gonçalves. Com a CRF 450 Rally, o português segue na vice-liderança da prova, 17 minutos atrás do espanhol Marc Coma. “O Dakar ainda não acabou. Temos mais um dia e tudo pode acontecer. Estou feliz com meu desempenho e com o trabalho de toda a equipe Honda. Infelizmente, tivemos alguns problemas durante os últimos dias, mas queremos finalizar o Dakar no pódio”, diz Paulo.
Helder Rodrigues (POR) ficou em sétimo nesta sexta-feira e Laia Sanz (ESP), em 10º. A espanhola da Team HRC continua na oitava posição na geral e busca por seu nome na história do Dakar, como a mulher mais bem colocada na prova.
O argentino Javier Pizzolito, da Honda South America Rally Team, concluiu a 12ª etapa em 11º e está em 19º na geral.