A etapa entre Calama, no Chile, e Cachi, na Argentina, do Dakar 2015 terminou nesta quarta-feira (14) com o melhor resultado de Jean Azevedo, da Honda South America Rally Team, na 37ª edição da principal prova off-road do mundo. O brasileiro ficou na 18ª posição, após completar o décimo dia com 820 quilômetros, sendo 321 de trechos cronometrados. Na classificação geral, Jean está em 23º. A vitória ficou com o espanhol Joan Barreda, da Team HRC, com o tempo de 4h07min11s.
“Fiz uma prova legal, com muitas ultrapassagens e estou feliz com mais um dia de superação. O trecho tinha de tudo: cascalho, terra, areia e goudron, uma espécie de piso que um dia já foi asfalto”, conta. “Como estamos no meio da segunda maratona, não temos apoio da equipe para a manutenção da moto. Por isso, todo cuidado é pouco”, explica Jean.
Quinto colocado, o português Paulo Gonçalves mantém a vice-liderança da categoria motos com a Honda CRF 450 Rally e continua na disputa pelo título do Dakar. A liderança é do espanhol Marc Coma.
Laia Sanz, também da Team HRC, quer entrar para a história como a melhor mulher na classificação do Dakar. Na etapa desta quarta-feira, ela terminou na 12ª posição. Na geral das motos, a espanhola está em oitavo, posição que garante o feito.
O chileno Jeremías Israel foi o 13º do dia e o argentino Javier Pizzolito, companheiro de Jean da HSA Rally Team, concluiu em 35º.
11ª etapa
A segunda parte da maratona da categoria motos será concluída nesta quinta-feira (15) com o trecho cronometrado de 357 quilômetros e chegada a Termas de Rio Hondo.