O co-piloto de rali Ricardo Cândido dos Santos, que sofreu um grave acidente durante etapa cronometrada do Rally Rota Sul no final da tarde deste sábado entre Praia do Cassino e Bagé, no interior gaúcho, morreu às 17h50 de hoje no hospital Beneficência Portuguesa, em Pelotas (RS). Ricardo corria de Mitsubishi Pajero na categoria carros ao lado do piloto Renato Casagrande, que teve apenas ferimentos leves. Ricardo era empresário em Minas Gerais, onde tinha a fábrica de persianas Criativa, uma das maiores do país. Ricardo era pai de três filhos.
Casagrande e Ricardo capotaram numa curva e ficaram desacordados. Minutos depois Casagrande se recuperou e conseguiu retirar o companheiro do carro. Um outro veículo da competição que passou pelo local acionou via rádio a organização, que enviou primeiro um médico de helicóptero e logo na sequência mandou uma outra aeronave UTI. “O resgate chegou bem rápido”, disse Casagrande. Ricardo dos Santos recebeu os primeiros socorros ainda no local e depois foi levado para um hospital em Pelotas, a cidade da região que oferecia melhor infra-estrutura para atendimento médico de emergência.
Casagrande contou que não se lembra do acidente em detalhes. “Nós capotamos numa curva suave e estávamos a menos de 100 quilômetros por hora. Depois eu ‘apaguei’ e nem sei quanto tempo fiquei desacordado. Soltei o meu cinto de segurança e vi o Ricardo caído no chão do carro (no caso o teto), que estava com as quatro rodas para cima”, contou o piloto. Ele havia parado três quilômetros antes para trocar um pneu.
Segundo Casagrande, os exames apontaram que Ricardo Cândido dos Santos teve traumatismo craniano, um braço quebrado, um corte no queixo e outro no dedo e lesões nos pulmões. Renato está no hospital em Pelotas junto com a família do navegador. Casagrande e Ricardo se conheciam há 20 anos. “Éramos amigos desde a época que andávamos de moto”, disse o piloto.
A Dunas race, empresa organizadora do Rally Rota Sul, lamentou a morte do navegador Ricardo Cândido dos Santos e enviou condolências a amigos e familiares.