Nelson Piquet Jr avançou para sua sexta final em seis etapas do Global Rallycross Championship e, com o oitavo lugar em Daytona, mantém a liderança do campeonato. Agora ele tem 40 pontos de vantagem sobre Ken Block, o novo vice-líder. A pontuação máxima possível em uma etapa do GRC é 56.
“Foi o final de semana mais complicado do ano e o carro saiu muito danificado da final. O que vale é permanecer em primeiro no campeonato. Temos que ser inteligentes e correr pensando nos pontos até o fim do ano”, observou o piloto.
Apesar da manutenção do topo da tabela pela terceira prova consecutiva, o Ford Fiesta ST #07 sofreu na etapa mais quente do ano, disputada sob cerca de 40ºC no Daytona International Speedway.
Depois de figurar no top5 no primeiro treino livre e encabeçar o segundo, o piloto da equipe SHR Rallycross acabou sorteado para o primeiro grupo na tomada de tempo. Ele foi para a pista logo depois de os organizadores molharem o circuito, o que prejudicou a performance no comparativo com os adversários que classificaram a seguir.
Fora dos dez mais rápidos da prova de classificação, Nelsinho largou da segunda fila na primeira bateria e não conseguiu terminar além do quarto lugar. Na segunda prova, também disputada na tarde de sexta-feira, o brasiliense duelou com o sueco Patrik Sandell até a linha de chegada, recebendo a bandeirada em segundo lugar milésimos à frente de seu companheiro na equipe Ford.
Na semifinal o Fiesta #07 chegou a abrir 2s de vantagem na liderança, mas foi obrigado a fazer stop and go e mesmo assim terminou em segundo lugar, o que lhe valeu a linha interna na segunda fila para a finalíssima.
Na prova decisiva, Nelsinho saltou bem e chegou a lutar pela vice-liderança. Mas seu carro foi atingido por trás por Ken Block e ficou com o radiador completamente destruído ainda na primeira volta. A direção de prova achou por bem perdoar a celebridade da internet, e Piquet se arrastou até o final para terminar em oitavo.
A temporada do GRC agora tem um intervalo de quatro semanas até a categoria voltar a se reunir em Los Angeles, entre os dias 19 e 21 de setembro. Será um final de semana importantíssimo para o desfecho da temporada, já que está prevista a realização de uma rodada dupla.
Antes desse compromisso, Piquet retornará ao BMW Z4 #30 do BWM Team Brasil para a disputa da etapa do Algarve do Blancpain Sprint Series no final de semana de 7 de setembro. Na semana seguinte, em Pequim, ele participa da primeira corrida da história da nova Fórmula E pelo Team China Racing.
GRC Supercars – Daytona – Final:
1. Rhys Millen
2. Ken Block
3. Bucky Lasek
4. Patrik Sandell
5. Sverre Isachsen
6. Tanner Foust
7. Joni Wiman
8. Nelson Piquet Jr
9. Austin Dyne
10. Scott Speed