Com 108 equipes inscritas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Brasília, a primeira etapa da Copa Troller Sudeste, realizada em Juiz de Fora (MG) no último sábado, 27, foi uma grande festa, que começou com coquetel oferecido pelo Jeep Club de Juiz de Fora no gramado do estacionamento do Carrefour, na noite de sexta-feira, 26, e terminou com almoço de confraternização ao som da alegre música pop de Anderson Dim e Banda, na tarde de sábado.
Entre os dois acontecimentos, os competidores enfrentaram um desafiador e variado rally de regularidade, com roteiros distintos para as categorias Expedition, Turismo e Graduados, que valeram medalhas a todos os participantes, além dos troféus aos cinco primeiros colocados. “Nessa etapa propus uma navegação difícil e uma grande variedade de pisos. Tivemos de estradões com cascalho a estradinhas, trilha, mato fechado, erosões, lama, rios e riachos. Exigiu tanto do navegador quanto do piloto”, resume Deco Muniz, diretor técnico da Copa Troller Sudeste. Haja calma e concentração!
Dessa vez, ele foi mais sigiloso do que nunca, preocupado em dar igualdade de condições a todos. Os roteiros só foram revelados na manhã de sábado, minutos antes da largada. A variedade de pisos encantou a todos, por exigir diferentes habilidades. Um dos novos competidores inscritos, o piloto Roque Veviurka, de Guarapuava (PR), consagrado nome do rally nacional, achou o roteiro da Graduados difícil e o nível de competitividade bastante alto, nivelando as equipes por cima, e pretende continuar disputando o certame.
Na Graduados, o pódio foi ocupado por duplas de Juiz de Fora. Os vencedores foram Carlos Pereira Gonçalves e Wagner Antonio de Paula, com 26 pontos perdidos, considerados os critérios de desempate que lhes deram vantagem sobre Agostinho Imbriosi e Paulo Renato. Eles também perderam 26 pontos e ficaram em segundo lugar. Outras três duplas locais ocuparam o pódio de cinco lugares. José Calixto e Lucas Magalhães, campeões da Graduados 2003, terminaram na quarta posição da prova, considerada bastante técnica e difícil pela maioria.
Na Turismo, categoria para iniciantes, venceram Carlos Alberto Traversa e Gabriela Traversa, de São Paulo, com 112 pontos perdidos. Apenas uma dupla de Juiz de Fora foi ao pódio: Sergio Augusto e Thiago Moraes, em segundo lugar. Giovani Hostalacio e Ricardo José de Siqueira, mineiros de Pedro Leopoldo, campeões da Expedition 2003, categoria para os totalmente inexperientes, confirmaram o talento revelado e ocuparam a quinta posição do pódio. Na Expedition, o troféu ficou com Eduardo Dias Martins e Germano Martins, de Angra dos Reis, com 640 pontos perdidos.
O que se espera para as próximas etapas é uma árdua disputa pela liderança do campeonato, com os nomes de ponta lutando por pontos, como Fernando Lage e Bráulio Ferreira, respectivamente de Belo Horizonte e Juiz de Fora, os vice-campeões de 2003; César Augusto Bochnia e Alberto Minski Jr., de Guarapuava (PR), que, no ano passado, ficaram em terceiro lugar na Graduados; Marcelo Carqueijo e Roberlena Moraes, de São Paulo (SP), campeões da Copa Sudeste 2002 e 2003; e Roque Veviurka e Charles Baccan Júnior, de Guarapuava, entre outros.
Na Turismo, prevê-se muitas novas emoções. A vitória foi uma surpresa para Carlos Alberto Traversa e Gabriela Traversa, os vencedores da prova, em sua primeira participação na Copa Troller. Os vencedores da Graduados, Carlos Pereira Gonçalves e o Wagner Antonio de Paula, também participaram pela primeira vez juntos. O piloto havia feito as duas primeiras provas de 2003. “Foi um belíssimo rally, com visual maravilhoso”, diz Carlos. “Foi um rally muito rápido e muito técnico”, aprova o navegador Wagner.
“Essa primeira etapa mostrou que a Copa Troller já pegou. Participaram duplas que estão entre os melhores nomes do Brasil, como o Roque Veviurka e o Charles, o Cesar e o Minski, o Marcelo Carqueijo e a Roberlena, o Marcelo Trevizani e o Rodrigo Canaã, de Belo Horizonte, quarto colocados da Copa Troller no ano passado, e o Agostinho e o Paulo Renato, que ficaram em segundo nessa etapa, mas empatados com o primeiro lugar, vão dar trabalho para a concorrência”, avalia Rodrigo Junqueira que, com o navegador Weidner Moreira, terminou em terceiro lugar na Graduados.
Fora da prova, Rodrigo Junqueira, sócio do Jeep Club Juiz de Fora, foi um dos que mais se empenharam em buscar apoios locais para que essa primeira etapa de 2004 se transformasse numa grande festa. “Foi excelente”, aprova Luiz Antonio Cavalieri, presidente do Jeep Club de Juiz de Fora, conhecido como Totonho, que, desta vez, atuou apenas como piloto de um dos carros de imprensa que cobriram a prova.
“O evento coroou os esforços de toda a equipe que realiza a Copa Troller e de todos nós que apoiamos esta etapa para realizar um grande evento, do coquetel de recepção à festa de encerramento”, diz ele. “Tudo foi de primeira: o roteiro, a apuração, e a festa toda. A repercussão na cidade foi enorme e isso é positivo para o esporte off-road. Estamos muito satisfeitos”, diz Totonho.
O ambiente foi festivo e fraternal, como sempre na Copa Troller a cada etapa. “Abrimos 2004 como foi 2003, com adesão muito significativa de clientes de São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Brasília e, naturalmente, Minas Gerais. Obtivemos ampla divulgação na imprensa regional, com emissoras de tevê fazendo cobertura da prova, de fato ‘comendo terra’. Agradecemos todo o apoio local e o empenho de nossos clientes competidores e do Jeep Club de Juiz de Fora”, diz Jaqueline Araripe, coordenadora nacional do campeonato de rally de regularidade criado pela montadora brasileira para seus clientes no ano passado, com uma versão no Sudeste e outra no Nordeste.
A segunda etapa da Copa Troller Sudeste será disputada em Belo Horizonte, em 1o de maio. No Nordeste, a primeira etapa está marcada para 22 de maio, em Fortaleza.
A Copa Troller tem patrocínio máster da Ipiranga, Semp Toshiba e Goodyear, patrocínio da MWM, fornecedora de motores dos veículos Troller, e apoio da Lubrizol do Brasil, fornecedora de aditivos da Ipiranga, e da Adventure Gears, grife de vestuário para esportes radicais.
A primeira etapa da Copa Troller Sudeste, em Juiz de Fora, teve especial apoio do Jeep Club de Juiz de Fora e contou com apoios locais do Express (PAT – Posto de Assistência Técnica da Troller em Juiz de Fora), do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau, Carrefour, Vitaderm, Salvaterra, Laboratório Cavalieri, Metano e Jovem Pan FM.