O Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade de 2004 terá início no próximo sábado (27/03), com a disputa da 24ª edição do Rally da Graciosa, um dos mais tradicionais do país. Sediado pelo Município de Araucária, próximo a cidade de Curitiba/PR, esta primeira etapa da temporada marcará a estréia do piloto Paulo Nobre na categoria N2 (carros de produção ou originais de fábrica até 1.6 litros). Além da N2, também farão parte do certame as categorias N4 (4X4 turbo), N1 (carros até 1.4 litros) e A6 (carros preparados com motorização livre até 298 cv com até 1.6 litros).
Em 2003, Nobre ficou na 4ª colocação no Campeonato Brasileiro de Cross Country pela categoria Super Production Diesel, ao lado do navegador Dico Teixeira, foi campeão da Mitsubishi Cup na categoria TR4 R, e pela primeira vez disputou o Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade na categoria A6 e também a Copa Peugeot por utilizar o veículo da montadora francesa, tendo nestes dois últimos campeonatos ao seu lado o navegador Marco Aurélio de Carvalho, o Lelo, que neste ano não poderá participar do rali por motivos particulares. Para esta primeira etapa, Nobre terá ao seu lado a navegadora Patrícia Romanatti.
“Realmente foi uma pena o Lelo não poder participar de provas de rali esse ano, pois ele além de um excepcional navegador também se tornou um grande amigo, o que em uma relação piloto/ navegador é muito importante. Mas tenho fé que ano que vem nossa dupla volte a correr novamente. A Pati já provou ano passado ser, apesar de novata, uma promissora navegadora e nesse rali vamos fazer uma experiência”, comentou Nobre. Romanatti tem em seu currículo provas como o Rally dos Sertões, Brasileiro de Cross-Country e o Brasileiro de Velocidade, neste último ela navegou para os pilotos Tino Vianna e Helena Deyama, na temporada passada.
“Ano passado disputei a minha primeira temporada no Velocidade, na categoria A6. Foi um ano de aprendizagem, mas me sentia muito mais participando do que competindo. Agora pretendo ser mais competitivo e brigar pelo título da N2, usando a experiência adquirida em 2003”, avaliou Nobre. Outra novidade é a mudança do nome da equipe. Até o ano passado ela se chamava Palmeirinha Off-Road, a partir de agora será conhecida como Palmeirinha Rally, pois Nobre, hoje disputa todas as modalidades de rali, e não mais somente as de off road. O carro para a temporada de Velocidade continua sendo o Peugeot 206 Rally, que ganhou um novo design, como todos os carros da equipe Palmeirinha Rally para a temporada 2004.
Pelo segundo ano consecutivo o rali será disputado em sua totalidade em Araucária e terá somente um dia de competição (sábado-27/3). A etapa será composta por sete Especiais (trechos cronometrados) que não se repetem. Os competidores percorrerão, ao todo, 128.10 km. A largada está marcada para as 8 horas, no Parque Cachoeira, em Araucária.