Dakar – dia 2: Nasser venceu ontem; Peterhansel assumiu a liderança

Após os problemas mecânicos de seu Hummer na primeira etapa, o piloto do Qatar, Nasser Al Attiyah, ao lado do espanhol Lucas Cruz, literalmente passou por cima dos concorrentes e foi o mais rápido na segunda especial do Rally Dakar 2012, realizada nesta terça-feira, dia 02/01. A dupla dos franceses Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini) fez o segundo melhor tempo e mostrou por que é apontada como favorita, assumindo a liderança no acumulado após duas etapas.

Após a surpriendente vitória na primeira especial, o Mini ALL4 Racing, pilotado pelo russo Leonid Novitskiy, ao lado do navegador alemão Andreas Schulz, foi o primeiro a largar para 290 km de especial, seguidos por outros 158 carros.

Na primeira metade do trecho cronometrado, os Hummer de Nasser e do americano Robby Gordon apareciam como os mais rápidos, mas no final, com areia e dunas, Peterhansel mostrou por que já venceu nove vezes o Dakar e superou Gordon, ficando atrás de Nasser, campeão do Dakar 2011. Em seguida chegou Robby Gordon, o polones Krzysztof Holowczyc (Mini), o espanhol Juan Roma (Mini) e do sul africano Giniel De Villiers (Toyota Hilux).

A dupla brasileira Guilherme Spinelli / Youssef Haddad (Lancer) veio a seguir, na sétima colocação. Jean Azevedo / Emerson Cavassin (Navarro) concluíram a etapa na 16ª colocação.

Após duas especiais Peterhansel lidera, seguido por Gordon, Holowiczyc, De Villiers e Roma. Nasser já é o sexto colocado. Spinelli é o 7º e Jean 16º.

Veja a classificação dos carros após duas etapas:

1º Peterhansel/Cottret (Mini): 03:20:33

2º Gordon/Campbell (Hummer): + 02:28

3º Holowiczyc/Fortin (Mini): + 02:33

4º De Villiers/Von Ziztewtiz (Toyota): + 03:49

5º Roma/Périn (Mini): 05:32

7º Spinelli/Haddad (Lancer): + 11:07

16º Azevedo/Cavassin (Navarro): + 37:23