Rally dos Sertões pode fazer parte do Campeonato Mundial

O Rally dos Sertões, a maior competição off road da América Latina, poderá fazer parte do Campeonato Mundial de Rally Cross Country nas categorias motos e quadriciclos a partir de 2005. O empresário Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas Race, organizadora do evento, esteve reunido neste sábado (21/02) em Genebra, Suíça, com comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) formalizando o pedido de inclusão da prova no calendário internacional.

Marcos viajou à Europa para se encontrar com o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Lincoln Duarte, que fez os primeiros contatos com a FIM e articulou a reunião com Amadeo Michelotti, presidente da Comissão de Enduro e Rally da entidade.

Antes de autorizar a entrada do Sertões no mundial, a FIM precisa avaliar o nível técnico da prova brasileira. Já na edição 2004, de 1 a 11 de julho entre Goiânia e Fortaleza, dois representantes estrangeiros da Federação estarão vindo ao Brasil para acompanhar a competição. Eles levarão em conta o regulamento do rali, o tipo de roteiro, os procedimentos esportivos, como a apuração dos resultados, o trabalho da secretaria de prova e todo o esquema de segurança garantido aos pilotos.

“Com o Sertões fazendo parte do calendário mundial, o rali no Brasil terá uma grande evolução nos próximos anos”, afirmou Marcos Ermírio. O empresário acredita que os pilotos brasileiros poderão conhecer de perto o know how e a infra-estrutura de grandes equipes, como a da fábrica austríaca KTM, que nos últimos anos venceu os maiores e mais importantes ralis do mundo, entre eles o Paris-Dakar e o próprio mundial de cross country. “Os pilotos brasileiros terão grande oportunidade de trocar informações e experiências com os melhores do mundo”, acredita.

Para divulgar o potencial do Sertões, que vem batendo recorde no número de participantes a cada ano, Marcos levou para os comissários da FIM um kit especial com os produtos oficiais do Rally dos Sertões, como o DVD e o livro de fotos, além de uma apresentação em inglês. “Estou bastante confiante na decisão e acredito que em 2005 seremos uma das etapas do mundial”, disse Marcos Ermírio.

Carros e caminhões – Moraes disse que a Dunas Race não tem a intenção, neste momento, de pleitear junto à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a inclusão das categorias carros e caminhões no mundial. “Primeiro precisamos começar com as motos e depois evoluir para os carros”, afirmou o empresário, lembrando que os investimentos necessários para esta categoria são bem mais altos que para as motos e quadriciclos.

Em 2004 o campeonato mundial de rali cross country terá seis etapas e a primeira está marcada para o dia 4 de abril no deserto da Tunísia (África). A competição depois passará pelo Marrocos, Turquia, Egito, Emirados Árabes Unidos e finalmente Argentina, última etapa do calendário. O atual campeão mundial nas motos é o francês Cyril Despres.

Sobre o Rally dos Sertões – O Rally dos Sertões é a maior prova de cross country da América Latina e a terceira maior do mundo em número de participantes, perdendo apenas para o Paris-Dakar e para o Rally da Tunísia. É disputado uma vez por ano atravessando vários estados do país e a chegada sempre acontece em praias do nordeste. A edição 2004 será disputada de 1 a 11 de julho entre Goiânia e Fortaleza, com aproximadamente 4.500 quilômetros.

A prova é aberta a carros, motos, caminhões e quadriciclos, além da categoria regularidade e da expedition, considerada turismo de aventura. No ano passado a competição teve 221 veículos inscritos, um recorde nos 11 anos de existência do evento.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.