Dakar: Roma lidera primeiro dia entre os carros

Por Na Trilha do Rally

A primeira especial do Rally da Dakar nos carros terminou com uma surpresa. O grande favorito, o sul-africano Giniel de Villiers, vencedor de 2009, foi o primeiro a largar e partir para o desafio, mas terminou apenas na quinta posição no geral ao fim do trajeto.

Coube ao espanhol Joan ‘Nani’ Roma o feito de começar na frente o primeiro dia de competição. Ele comentou que estavam todos surpresos com o tempo obtido, mas que ele estava bastante feliz. “Tivemos um susto com o motor no meio da especial e foi até preciso parar para verificar, mas como estava tudo funcionando bem, preferimos não mexer”, disse o piloto.

O norte-americano Robby Gordon, um dos grandes nomes da competição, foi o terceiro a largar e com toda a garra que já é conhecida, pisou fundo do começo ao fim. Como resultado, ele deu uma escapada da pista por volta dos 100 km de competição e acabou perdendo tempo. Outro grande nome, o espanhol Carlos Sainz, quarto a ir para a pista, fez um belo serviço e terminou a especial com a segunda posição.

Os brasileiros terminaram com a seguinte situação: Maurício Neves e Clécio Maestrelli terminaram em 10º, Guilherme Spinelli e Filipe Palmeiro (Português) em 15º, Júlio Bonache e Lourival Roldan 34º, Reinaldo Varela e Erley Ayala em 52º, Sven Fischer e João Stal em 65º, Kléver Kolberg e Giovanni Godoy em 67º, Jean Azevedo e Emerson Cavassin em 124º e Sergio Williams e Rodrigo Konig em 125º.