Paris-Dakar: Roma, ‘Peter’ e Tchaguine perto da vitória

A etapa de hoje não provocou nenhuma surpresa. ‘Nani’ Roma em sua KTM e Stephane Peterhansel de Mitsubishi estão em uma confortável liderança nas respectivas categorias. Mas não venceram a prova. Eles ainda têm 27 quilômetros de especial e qualquer coisa pode acontecer! Neste sábado, onde a etapa foi disputada entre Nouakchott e Dakar, no Senegal, Sainct saiu vitorioso e ganhou 2 min05 em Roma mas ainda está 5 minutos atrás do espanhol. Nos carros, Jutta Kleinschmidt levou o seu Volkswagen para a primeira grande vitória no rali enquanto Peterhansel continuava na liderança do acumulado. Firdaus Kabirov, da categoria caminhões, conquistou a sua sexta vitória neste Dakar mas Tchaguine lidera facilmente.

“Todos os dias tive problemas mas consegui contorná-los e me concentrar. Esta é a chave para a vitória”. contou ‘Nani’ Roma (KTM n°4).”Hoje eu mantive o meu próprio ritmo, deixando Sainct ir na frente pois sabia que seria difícil para ele ganhar 7 minutos”. Segundo Sainct : “Eu fiz o meu máximo até o final. Não tenho nenhum arrependimento”. No final do dia o francês obteve o tempo mais rápido com 2min05 de vantagem em Roma.

Em terceiro lugar chegou Cyril Despres (KTM n°2). Antes da largada ele possuía somente 46 segundos de vantagem sobre Cox (KTM n°10). Após realizada a especial, ele acrescentou 2min16 (agora o total é de 2min59). Alfie Cox afirmou: “Eu me esforcei pra ganhar tempo mas ele foi muito bem. Não pude fazer nada e amanhã a especial é muito curta. Será impossível alcançá-lo”. De fato, na terceira posição do pódio do Dakar Despres deverá fazer parte ao lado de Roma e Sainct.

Na categoria carros, a equipe Volkswagen conquistou a etapa de hoje com Jutta Kleinschmidt (n°204). A alemã foi mais rápida que Luc Alphand (BMW n°207) por 59 segundos e Hiroshi Masuoka (Mitsubishi n°201) terminou em terceiro. Na classificação geral acumulada Stephane Peterhansel (n°203) está confortavelmente na liderança. Se ‘Peter’ vencer os próximos 27 quilômetros ele será o primeiro competidor desde Hubert Auriol (em 1992) a vencer na categorias moto e carro. Já Gregoire De Mevius (BMW n°212) teve o seu maior susto quando no km 138 capotou. O belga foi forçado a esperar o veículo de assistência.

Nos caminhões, Firdaus Kabirov (Kamaz n°410) conquistou a sua sexta especial do rali. Um recorde para o russo que provavelmente estará no segundo degrau do pódio amanhã atrás de seu companheiro de equipe e líder Vladimir Tchaguine (Kamaz n°414), que foi segundo hoje mas está confortavelmente na liderança por 54min40 de vantagem. Em terceiro está Gerard De Rooy (DAF n°417).



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.