Alegre, como o congraçamento após todas as etapas da temporada, a festa de premiação dos campeões da Copa Troller Sudeste 2003 reuniu em São Paulo, na noite do último sábado, a maioria das 120 duplas que a disputaram para a entrega dos troféus aos três primeiros colocados e o sorteio do Troller T4 2.8 Turbodiesel 2004 oferecido como prêmio aos participantes da versão Sudeste e da versão Nordeste do campeonato de rally de regularidade.
Foi uma noite de emoção para todos os que subiram ao pódio, mas para a dupla campeã da categoria Novatos foi mais. O empresário Deodoro Antonio Basílio, de Sorocaba (SP), que disputou a Copa Troller Sudeste, tendo o filho Renato José Basílio como navegador, foi o ganhador do Troller 2004, que será entregue em janeiro próximo.
Logo na abertura do evento, Jaqueline Araripe, coordenadora nacional da Copa Troller, revelou duas das novidades que está preparando para a temporada 2004. A primeira etapa do Sudeste será realizada em Juiz de Fora (MG), cidade de José Calixto e Lucas Magalhães, campeões da categoria Graduados, e também de Fernando Lage, piloto que ficou em segundo lugar com o navegador Braulio Ferreira. “E no ano que vem o prêmio será um Troller T4-M, o jipe militar que a Troller lançou neste ano”, ela anunciou.
OS TROFÉUS
A cerimônia de premiação da festa de encerramento começou com a entrega do troféu Imprensa às três revistas que cobriram toda a temporada do Sudeste, para Ana Lúcia Moraes, editora da revista Fora de Estrada; Amanda Madoenho e Ísis Moretti, repórteres, e Donizetti Castilho, fotógrafo da revista 4×4 e Cia., que é também o fotógrafo oficial da Copa Troller; e para Felipe Elias, repórter, e Haroldo Nogueira, fotógrafo, da revista Universo Rally.
A seguir, foi entregue o troféu Parceria aos patrocinadores nacionais da Copa Troller: Carlos Eduardo Meirelles, diretor de marketing de lubrificantes da Ipiranga, e Oswaldo Rubens Ubrig, gerente de propaganda da Semp Toshiba, patrocinadores máster; José Antônio Giannini, diretor comercial de aplicações especiais, peças e serviços da da co-patrocinadora MWM; e José Viana, diretor de marketing e vendas da Lubrizol do Brasil; Marcelo Xisto, superintendente de financiamento do Banco Dibens, e Socorro Machado, diretora da Adventure Gears, empresas que apoiaram a realização da Copa Troller.
Veio então a entrega dos troféus aos três primeiros colocados da Expedition, da Graduados e da Novatos, as três categorias da Copa Troller, que não tem classificação geral. Na Graduados, os campeões são José Calixto e Lucas Magalhães, de Juiz de Fora (MG); os vices são Fernando Lage e Bráulio Ferreira, de Juiz de Fora e Belo Horizonte, respectivamente, e os terceiros colocados são César Augusto Bochnia e Alberto Minski Jr., de Guarapuava (PR).
Na Novatos, os campeões são Deodoro Antonio Basílio e Renato José Basílio, de Sorocaba (SP); os vice-campeões são Flávio Maciel e Leonardo Magalhães, de Belo Horizonte, e os terceiros colocados são André Luiz Lobe e Adriana Kreibich da Costa, de Blumenau (SC). Na Novatos, Giovani Hostalácio e Ricardo José de Siqueira, de Pedro Bueno (MG), faturaram o título de campeões. Rafael Siqueira e Flávio Borges Tavares, de Belo Horizonte, são os vice-campões; e Carlos Formigari e Cristian Formigari, de Santana do Parnaíba (SP), ficaram em terceiro lugar.
REVELADORA DE TALENTOS
“O mais legal da Copa Troller foi que, acima da competição, reinou um ambiente sadio de amizade e lazer”, declarou José Calixto, piloto campeão da Graduados, ao receber o troféu. “A gente viajava, ia de longe para cada prova, e ia com gosto, pois sabia que tinha pela frente um sábado de competição, mas também de diversão e alegria.”
Vibrante com o troféu e com o Troller T4 que ganhou como prêmio, Deodoro Antonio Basílio, campeão da Novatos, saiu com seus planos esportivos ainda mais fortalecidos. “Foi ótimo ter entrado para a Copa Troller, que acabou responsável para que descobríssemos nosso potencial para o esporte off-road”, disse ele, que, antes, só havia feito duas provas de regularidade, neste ano disputou outras 12 além da Copa, incluindo uma na categoria experimental de regularidade no Rally dos Amigos, a última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, e em 2004 disputará a Copa Troller Sudeste na Graduados.
Outro entusiasmado com a próxima temporada é Giovani Hostalácio, o campeão da Expedition, que foi disputar a segunda etapa porque era em Belo Horizonte, cidade vizinha à sua, mas ganhou, entusiasmou-se, continuou na Copa Troller até o fim e no ano que vem vai para a categoria Novatos. “Quando eu fui na Trilha BH e disse que queria comprar um jipe, o vendedor me falou que eu ia levar um jipe, um 4×4, um equipamento para provas off-road e um conversível, e ainda podia ir trabalhar com ele todo dia… E foi o que aconteceu! O Troller é um tremendo carro. Eu só não esperava era acabar piloto de rally e campeão logo de cara!”, contou com seu cativante jeito mineiro.
PROJEÇÃO DE MARCAS
Entre os patrocinadores, a tônica dos pronunciamentos após receber o troféu Parceria também foi de satisfação. “Eu agradeço a honra de ter patrocinado a primeira temporada da Copa Troller e de ter disputado a maioria das etapas do Sudeste, num ambiente familiar muito gostoso. Foi um evento coroado de êxito e que projetou ainda mais o nome da nossa empresa”, disse Carlos Eduardo Meirelles, diretor de marketing de lubrificantes da Ipiranga.
Oswaldo Rubens Ubrig, gerente de propaganda da Semp Toshiba, afirmou que o espírito da Copa Troller combina com o slogan “Nosso negócio é diversão” e que a empresa está plenamente satisfeita com os resultados do seu investimento no evento: “Estou orgulhoso por receber este troféu”.
Outro que expressou orgulho foi José Antônio Giannini, diretor comercial de aplicações especiais, peças e serviços da MWM, fornecedora dos motores do Troller T4, do Troller T4-M e da picape que a Troller lançará no primeiro semestre de 2004. “Para a MWM é muito importante colocar seu nome ao lado da marca Troller, não só nos jipes, mas nos envolvendo com as iniciativas esportivas”, declarou.
SURPRESA
Mário Araripe, presidente da Troller Veículos Especiais S/A, recepcionou os convidados ao lado de Jaqueline Araripe, e encantou a platéia de competidores, imprensa e patrocinadores contando um pouco dos desafios implícitos no estabelecimento de uma fábrica brasileira de carros, e revelando que titubeou em concordar com a estréia da Copa Troller em 2003.
“Eu relutei, pois achava que só deveríamos começar em 2004, mas a Jaqueline insistiu, os clientes pediam, e, sinceramente, me surpreendi com os resultados. Eu não pude estar tão presente nas provas como gostaria, por causa das coisas desse Brasil, mas estou muito motivado e esperançoso com a evolução que planejamos para 2004, e a Copa Troller deve ser parte de outros eventos que estamos planejando”, ele afirmou.
Também prestigiaram a festa os representantes da Federação de Automobilismo de São Paulo, Gastão Affonso Hausknecht e Marcelo de Camargo Vianna Levy; Clóvis Moreno, o artista plástico que criou o troféu da Copa Troller; e Jorge Karagulian, gerente de marketing de produto da Goodyear, que deu apoio às etapas de Ribeirão Preto (SP) e São Paulo/Ilhabela, no Sudeste, e Praias, de Fortaleza a Beberibe (CE), a última do Nordeste.
Emocionada com tantas declarações de apoio, Jaqueline Araripe agradeceu a todos os participantes, que a obrigaram, desde a primeira etapa, a dobrar o grid de 60 carros inicialmente previsto; às Federações de Automobilismo de São Paulo e de Minas Gerais, à Totem Cronometragem, à imprensa, aos patrocinadores, ao seu staff e a todas as pessoas que ajudaram no levantamento das trilhas e atuaram como fiscais de PCs nas seis etapas: Campinas (SP), Belo Horizonte, Campos do Jordão (SP), Ribeirão Preto (SP, Pouso Alegre (MG) e São Paulo/Ilhabela . “Foi graças ao apoio, ao trabalho e à confiança de todos que conseguimos uma primeira temporada vitoriosa. Muito obrigada e até 2004!”, concluiu a coordenadora nacional da Copa Troller.
COBERTURA NA TELEVISÃO
À uma hora da madrugada do próximo domingo, 21 de dezembro, a cobertura da festa de encerramento da Copa Troller Sudeste será exibida no Briefing, programa de automobilismo do Canal 21.