Às 8 horas, quando os primeiros carros começaram a alinhar no pórtico de largada, os termômetros em Curitiba marcavam 10º, mas a animação dos 394 competidores, entre pilotos, navegadores e zequinhas (caronas), aqueceu e tornou festivo o dia de quem visitou o Parque Barigui, local de largada e chegada do evento que arrecadou 914 peças, entre cobertores e agasalhos, doadas ao Instituto Pró-Cidadania.
A segunda prova da temporada estabeleceu um recorde, com 258 carros inscritos. A manifestação de alegria de quem conseguiu garantir uma vaga entre os participantes começou no sábado, durante a chamada da longa fila de espera, com 108 carros. Após roer diversas unhas em frente a secretaria de prova, Flávia Freitas de Souza vibrou como uma torcedora de campo de futebol, quando ouviu seu nome chamado. Ela foi beneficiada pela ausência de inscritos que estavam à sua frente na lista e também pelo aumento do número de vagas para 160 carros, 10 mais que o limite previsto. “Queria muito participar deste evento. Só consegui me inscrever na lista de espera. Mas não desisti e vim para cá”, explicou a piloto.
Muitas pessoas que participaram do evento nos dois anos anteriores na capital do Paraná estavam entre os que engrossaram o grid, formado também por diversos competidores de outros estados. O casal Júlio César Fonseca / Priscila Sartori estava entre os que percorreram muitos quilômetros para competir. Segundo contaram, o Rally Universitário Fiat faz parte da história deles. A primeira participação de Júlio César e Priscila foi em 2007, em Jaú(SP), durante a comemoração do terceiro mês de namoro. Foi a primeira viagem do casal que mora em Rio Claro, interior de São Paulo. Um ano depois, eles voltaram a participar em Jaú, festejando o então recente noivado. Prometeram que voltariam a competir para comemorar o casamento, realizado no segundo semestre de 2008. “Tiramos férias com triplo objetivo: nossa segunda lua de mel, participar do rally e conhecer Curitiba”, contou Júlio César ao lado de Priscila, que já planeja retornar em 2010 com um “zequinha” na barriga.
Outro casal que viajou para competir foi Heverson Gessele / Monique Nicolau. Moradores de São João Batista(SC), eles viajaram cerca de 300 quilômetros com o objetivo de conquistar a terceira vitória em três participações no evento. E conseguiram. A primeira, ano passado, foi em Curitiba, na categoria Universitário. A segunda, pela Turismo, em Caxias do Sul. Ambos têm uma paixão comum: um vermelho e vistoso Fiat 147. “Para incrementá-lo, gastei quatro vezes o valor que utilizei na compra. Mas valeu a pena. Acho que este carro representa muito bem o espírito de um rally de regularidade”, definiu Heverson.