A noite deste sábado, 13 de dezembro, será especial para quatro mineiros e dois paulistas que estarão recebendo o título de campeões 2003 das categorias Graduados, Novatos e Expedition da Copa Troller Sudeste, uma das duas versões do rally de regularidade criado pela montadora brasileira para seus clientes, com uma edição no Nordeste.
Para Jaqueline Araripe, coordenadora nacional da Copa Troller, a noite também será especial, pois encerra a temporada de implantação da competição no calendário off-road brasileiro com absoluto sucesso, expresso no número de participantes, na adesão de parceiros locais em todas as provas, e no alegre ambiente que dominou todas as etapas.
A Copa Troller Sudeste, planejada para ter o máximo de 60 carros no grid, começou com 115 já em sua primeira etapa, em maio, em Campinas (SP), tamanha a adesão à iniciativa da Troller. Esse grid se manteve nas outras cinco etapas – Belo Horizonte, Campos do Jordão (SP), Ribeirão Preto (SP) e Pouso Alegre (MG) – e chegou a 121 carros na última, de São Paulo a Ilhabela (SP).
No Nordeste, o grid girou em torno de 60 carros nas etapas Serras (Ceará), Recife, Natal, Sertão (Ceará) e teve 88 carros na quinta e última etapa, Praias, de Fortaleza a Beberibe, na costa Leste do estado. O encerramento foi uma grandiosa festa no hotel das Falésias, situado na paradisíaca Praia das Fontes, em Beberibe, de onde mais de duas mil pessoas assistiram ao show aberto de Ricardo Chaves, astro da música baiana que é concessionário Troller em Salvador.
Além de evolução esportiva aos seus participantes, que tiveram que enfrentar provas nada fáceis preparadas pelos diretores técnicos Deco Muniz, no Sudeste, e Arnoldo Jr., no Nordeste, a Copa Troller caracterizou-se por acolher artistas locais nas festas de confraternização de todas as etapas do Sudeste e do Nordeste, e teve um viés social, com o apoio a instituições assistenciais, doando gêneros alimentícios coletados através das taxas de inscrição pagas em alimentos – 30 kg por equipe, em alguns casos através do Programa Fome Zero.
Na Copa Troller Nordeste, os campeões receberam seus troféus na última etapa, no Ceará, em 29 de novembro: Jefferson Carvalho e Flávio França, de Natal, na Graduados; os irmãos Luís Cesar e Guilherme Studart, de Fortaleza, na Novatos; e o casal Eduardo Henrique e Luciana Carvalho Moura, de Fortaleza, na Expedition.
CAMPEÕES ORGULHOSOS E CHEIOS DE PLANOS
Enquanto José Calixto e Lucas Magalhães, os campeões da Graduados na Copa Troller Sudeste, que continuarão disputando na categoria em 2004, preparam-se para o Transparaná em janeiro e para o Rally dos Sertões em julho, o empresário Deodoro Antonio Basílio e seu filho Renato José, de Sorocaba, interior paulista, campeões da categoria Novatos, estão participando de todas as provas possíveis, pois pelo regulamento, no ano que vem serão obrigados a competir na Graduados e querem estar preparados.
“Quando chegamos à Copa Troller tínhamos feito apenas duas provas de regularidade em 2002. Em 2003, fizemos 18, incluindo as seis etapas da Copa. Esse hobby tornou-se constante e nossa vida ficou mais rica e feliz”, conta Deodoro. “Eu me sinto orgulhoso com esse título de campeão da Novatos porque foi nosso primeiro campeonato e saímos vencedores”.
Seu último feito foi participar de uma categoria experimental de regularidade no Rally dos Amigos, a última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, recentemente realizado. Resultado anti-estressante e uma relação ainda mais amiga com seu filho também estão entre os lucros que ele contabiliza ao fim da temporada.
Entre a dupla campeã da Expedition, Giovani Hostalácio e Ricardo José de Albuquerque, da Grande Belo Horizonte, reina semelhante sensação de alegria, orgulho, prestígio e desafio, pois em 2004 necessariamente eles serão obrigados a competir na Novatos, um pouquinho mais complicada, e com adversários mais fortes do que na Expedition, que acolhe os totalmente iniciantes.
“Esse título traz mais respeito para a próxima temporada e também mais responsabilidade, pois vamos querer manter o mesmo nível. Nunca tínhamos participado de um rally sequer, entramos só para fazer a prova de Belo Horizonte, porque era em casa, e acabamos campeões”, diz o navegador Ricardo José de Albuquerque. “É muito emocionante ganhar o título e a sensação que isso se dá é simplesmente felicidade”, conclui o piloto Giovani Hostalácio.
TROFÉUS
Neste sábado, 13 de dezembro, a cerimônia de entrega dos troféus aos campeões da Copa Troller Sudeste 2004 terá início às 20h30 horas. Os convidados serão recebidos no The Bar, a partir as 20 horas. Serão agraciados os três primeiros colocados em cada categoria:
Graduados
1º José Calixto e Lucas Magalhães, 66 pontos;
2º Fernando Lage e Braulio Ferreira, 58;
3º Cesar A. Bochnia e Alberto Minski Jr., 52;
Novatos
1º Deodoro A. Basílio e Renato José Basílio, 63 pontos;
2º Flavio Neuenschwander Maciel e Leonardo Magalhães, 55;
3º André Luiz Lobe e Adriana Kreibich da Costa, 55;
Expedition
1º Giovanni Hostalácio e Ricardo José de Siqueira, 68 pontos;
2º Rafael Siqueira e Flavio Borges Tavares, 52;
3º Carlos R. Formigari e Cristiane F. Formigari, 52.
Também serão concedidos troféus às revistas especializadas Fora de Estrada, 4×4 e Cia. e Universo Rally, e aos parceiros que patrocinam e apóiam a competição. A Copa Troller – composta pela edição do Nordeste, com cinco etapas, e por uma versão Sudeste, com seis provas – conta com patrocínio máster da Ipiranga e da Semp Toshiba, co-patrocínio da MWM, fornecedora dos motores do Troller T4 Diesel e do jipe militar Troller T4-M, além do apoio da Lubrizol do Brasil, fornecedora de insumos da Ipiranga, do Banco Dibens, que financia compra de veículos, e da Adventure Gears, grife paulista especializada em roupas para esportes radicais.
A festa de encerramento da Copa Troller Sudeste tem o apoio do The Bar (www.thebar.com.br).