Foi um sucesso absoluto a quinta e última etapa da Copa Troller Nordeste, realizada no sábado, 29 de novembro, de Fortaleza a Beberibe, na costa Leste do Ceará. O grid de largada teve 88 carros de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, 50% mais do que nas provas anteriores. O roteiro de 180 quilômetros passou por estradões, morros, várzeas, praias, lagoas e dunas. No almoço de confraternização após a prova, à base de frutos do mar, a grande estrela foi a moqueca de arraia do Hotel das Falésias, famoso por seu restaurante.
O pódio das categorias Graduados, Novatos e Expedition foi divertido e vibrante, como a premiação dos campeões da temporada 2003. E a festa de encerramento levou mais de duas mil pessoas de Beberibe e cidades vizinhas à Praia das Fontes, para ver o show do músico baiano Ricardo Chaves, também um concessionário Troller, no palco armado pela prefeitura em frente ao Hotel das Falésias, onde depois apresentou-se também a banda local Menina Moça.
“Foi literalmente um espetáculo! Todos ficaram maravilhados com a beleza do roteiro da prova e do local do encerramento. E o povo se divertiu nos shows até as duas da manhã de domingo”, resume, emocionado, Pedro Carapeba, diretor da Trilha Fort, revenda da marca em Fortaleza, e coordenador local da Copa Troller Nordeste. O almoço de confraternização teve a presença de Mário Araripe, presidente da Troller Veículos Especiais S/A.
VENCEDORES E CAMPEÕES 2003
Na Graduados, com 31,2 pontos perdidos, venceram Oscar Medeiros e Rômulo Cirne, de Natal. Na Novatos, a vitória foi de Raul Carneiro e Augusto César, de Fortaleza, com 69 pontos perdidos. Na Expedition, ganharam Anibal Feijó e Rafael Cantal, de Fortaleza, com 436,3 pontos perdidos.
Na Expedition, Eduardo Henrique e Luciana Carvalho Moura, de Fortaleza, sagraram-se campeões, com 52 pontos, apenas com o terceiro lugar nesta prova, 1.273,1 pontos perdidos. Na Graduados, os campeões são Jefferson Barbalho e Flávio França, de Natal, com 59 pontos. Na Novatos, o título pertence aos irmãos Carlos Guilherme e Luis César Studart, de Fortaleza, 49 pontos. Nestas duas categorias, os campeões já estavam definidos desde a etapa anterior, em Natal. A Copa Troller não tem classificação geral, apenas por categoria.
Na Graduados, José Rufino e Glauco Holanda, de Fortaleza, tornaram-se vice-campeões, com 46 pontos. Na Novatos, os vices são Raul Carneiro e Augusto César, 48 pontos, dupla de Fortaleza que venceu este rally. E na Expedition, o vice-campeonato ficou com Gustavo Barros e Kamilo Barbosa, também de Fortaleza, 40 pontos.
Desta vez, chamou a atenção o fato de que a categoria Expedition do rally de regularidade da montadora brasileira, criada para quem quer se iniciar em off-road, foi a maior entre as cinco etapas da competição nordestina e as seis provas da Copa Troller Sudeste. Teve 30 carros, contra média de dez a quinze na temporada toda.
Isso confirma a tendência já sinalizada pela Novatos, que durante o ano inteiro teve grid maior do que as outras. Significa que há muita gente nova querendo aderir aos esportes off-road. E também que não é tão fácil quanto parece só porque é rally de regularidade: 21 das 30 equipes da Expedition desistiram da prova antes do fim. Satisfizeram-se com a aventura. Giovani Hostalácio – piloto mineiro da dupla campeã da Copa Troller Sudeste na Expedition, que participou desta prova com o navegador Pedro Bueno – foi um desses. Mas resistiu bastante. Terminou em 13o lugar. E nunca havia andando em dunas antes.
APOIO SOCIAL E PATROCÍNIO
A Copa Troller – composta pela edição do Nordeste, com cinco etapas, e pela versão Sudeste, com seis provas, sob coordenação nacional de Jaqueline Araripe – conta com patrocínio máster da Ipiranga e da Semp Toshiba, co-patrocínio da MWM, fornecedora dos motores do Troller T4 Diesel e do jipe militar Troller T4-M, além do apoio da Lubrizol do Brasil, fornecedora de insumos da Ipiranga, do Banco Dibens, que financia compra de veículos, e da Adventure Gears, grife paulista especializada em roupas para esportes radicais.
Esta etapa da Copa Troller Nordeste teve apoios locais da prefeitura de Beberibe, TAM Viagens, Goodyear, Schincariol, com a marca Nova Schin, Hotel das Falésias, e Trilha Fort, concessionária Troller em Fortaleza.
Com as inscrições pagas à base de 30 kg de gêneros alimentícios por equipe, foram doadas 2,6 toneladas de alimentos ao Programa Fome Zero e à Secretaria de Cidadania e Ação Social de Beberibe, para distribuição da cestas de Natal entre a população carente da cidade. A prefeitura de Beberibe aproveitou o mote e também coletou alimentos entre cidadãos, que concorreram a duas bicicletas, sorteadas na hora do show.