Um segundo separa os líderes da Copa Baja

Apenas um segundo separa as duplas Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo (L200 Evo) e Édio Fuchter/Milton Pereira (Chevrolet S10) depois do primeiro dia do Rali da Energia, última etapa da Copa Baja Brasil e do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que começou a ser disputado neste sábado (29/11) em Campos do Jordão, interior de São Paulo. Os competidores, que estão separados por apenas dois pontos, decidirão o título da Copa Baja no domingo (30/11), depois de aproximadamente mais 100 km de disputas.

O Rali da Energia começou com algumas peculiaridades. A primeira é que será uma prova curta, com pouco mais de 100 km, e a outra é que o Prólogo, que geralmente é uma competição promocional em circuito fechado, para o público conhecer um pouco os competidores e para definir a ordem de largada para a corrida, foi transformado em trecho cronometrado, de 10 km, com ordem de partida conforme a classificação do campeonato. O cancelamento da primeira Especial foi anunciada aos 27 inscritos na categoria carro durante a reunião com a direção de prova, pouco antes do prólogo, por questão de segurança, em virtude das chuvas que além de tornarem o piso extremamente perigoso, provocou uma inversão térmica com muita neblina, diminuindo consideravelmente a visibilidade. “Foi uma pena a primeira Especial ter sido cancelada. Mas a justificativa da segurança dos competidores é louvável”, endossou o mineiro Luis Haas, Diretor esportivo da Chevrolet Rally Team. “Mas foi uma boa idéia transformar o Prólogo em Especial, para suprir este contratempo de última hora”, emendou o dirigente.

O prólogo planilhado apresentou os primeiros cinco quilômetros com piso muito ruim, com uma terra preta muito escorregadia, e cheia de valetas transversais para escoamento de água, e galhos e folhagens atrapalhando a visão, já comprometida pela neblina. “Chegamos a nos escorar em um barranco, e perdemos um pouco de tempo”, comentou Édio Fuchter, piloto vice-líder da Copa Baja. “Mas foi ótimo ficarmos em segundo, apenas um segundo atrás do “Guiga” (Guilherme Spinelli). Além de comprovar que nossa picape S10 está ótima, teremos a vantagem que o Guilherme vai abrir a trilha para a gente amanhã (domingo)”, completou o navegador Milton Pereira. Os 10 km deste primeiro trecho cronometrado, que teve largada no alto do Pico do Itapeva, a 2.000 metros de altitude, e foi descendo, tinha sempre um barraco de um lado e um abismo do outro. “Foi um trecho pequeno mas bem trabalhoso”, comentou o cearense Riamburgo Ximenes, quarto colocado no primeiro dia.

O resultado do primeiro dia do Rali da Energia foi:

1) Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo (L200 Evo), 10min39s1;

2) Édio Fuchter/Milton Pereira (Chevrolet S10), 10min40s8s;

3) Klever Kolberg/Lourival Roldan (L200 Evo), 10min42s7;

4) Riamburgo Ximenes/Rogério Almeida (Chevrolet S10), 10min54s4;

5) Ulysses Marinzeck/Wallace Schimidt (L200 Evo), 11min14s9;

6) Felipe Bibas/Clésio Maestreli (L200R), 11min14s9;

7) Pedro Gouveia/Jorge Arantes (L200R3), 11min18s9;

8) Paulo Nobre/Dico teixeira (L200 Evo), 11min30s9;

9) Reinaldo Varela/Bruno Mega (L200R), 11min33s8;

10) Renê Melo/Marcus Melo (L200R), 11min34s1.

A Chevrolet Rally Team tem o apoio de Chevrolet/MWM Motores Diesel/Pneus Goodyear/Mineral/Luk Automotive Systems/PeçasGenuinas GM/Garrett.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.