Vencedora do Baja Petróleo, etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e da Copa Baja Brasil, a Chevrolet Rally Team participa neste final de semana (29 e 30/11) do encerramento de ambos os certames, em Campos do Jordão, interior de São Paulo, com um só objetivo: vencer. “Temos que fechar o ano com chave de ouro. Nesta temporada tivemos vários problemas, mas creio que demos a volta por cima e estaremos extremamente competitivos no Rali da Energia”, acredita o piloto catarinense Édio Fuchter, que pode se sagrar campeão da Copa Baja.
Com o percurso alterado nesta semana, o Rali da Energia passará a ter 162 kms, divididos em dois dias de prova. Depois do prólogo na tarde de sábado, será realizada uma Especial de 20 km, nos arredores de Campos de Jordão. No dia seguinte, as equipes disputarão a segunda especial, de 110 kms de distância. O apoio no domingo, entre a segunda e a terceira prova Especial, que terá apenas 32 kms, será dentro da cidade de Venceslau Brás. “Recebemos bem as novas modificações em relação ao aumento da quilometragem”, comenta Luis Haas, Diretor Esportivo da Chevrolet Rally Team, que havia alertado sobre a descaracterização do espírito da modalidade Cross Country nas últimas provas programadas. Segundo afirmam os organizadores, o percurso levantado testará a técnica e perícia do piloto, com trechos extremamente sinuosos, em que não haverá retas com mais de 50 metros de extensão, mesclando pisos de qualidade boa, média e ruim. E o trabalho do navegador será fundamental, para extrair informações da planilha de navegação que tornem a pilotagem mais eficiente. “Tomara que realmente seja uma prova trabalhosa, que realmente teste piloto, navegador e o carro”, torce o navegador catarinense Milton Pereira, que também poderá assegurar o título de vice-campeão brasileiro de Rally Cross Country.
Para terminar a temporada oficial com o melhor resultado possível, a Chevrolet Rally Team vai estar estreando uma nova configuração de pneus Goodyear, exaustivamente testados em campo de provas. “Estamos indo para Campos do Jordão com força máxima, como sempre. E novamente teremos novidades técnicas, no nosso incessante trabalho de melhorar cada vez mais o desempenho de nossa picape S10”, assegura Pedro Barroso, Diretor técnico da equipe sediada em Contagem (MG). “A expectativa é de uma boa prova, principalmente se chover, pois dará um certo aumento de dificuldade, o que é bom para nós”, espera o dirigente mineiro.