O Rally dos Amigos, encerrado neste sábado na cidade de Itatinga, interior de São Paulo, definiu os campeões brasileiro de Cross Country em várias categorias. A prova de Itatinga teve a vitória nos Carros, da dupla Maurício Neves/Clécio Maestrelli. Entre as motos, Denisio do Nascimento ficou em primeiro, enquanto Francisco Amaury Olsen ganhou a Quadriciclos e o trio Guido Salvini Netto/Fernando Chwaigert/Weidner Moura levou na Caminhões.
Na disputa pelo Brasileiro, Maurício Neves é o novo campeão nos Carros, Amable Barrasa ganhou nos Caminhões. A categoria motos definiu quatro títulos e os Quadriciclos mais dois.
Maurício Neves garantiu o título nacional pilotando uma Mitsubishi L-200 Evolution. Depois de 160 quilômetros de prova, ele e seu navegador Clécio Maestreli, da equipe Promacchina, chegaram em segundo lugar. Foram beneficiados pela punição de 10 horas sofrida por Jean Azevedo e Youssef Haddad, que acabaram em último. Com isso, Jean Azevedo terminou em segundo lugar no Brasileiro. Jean e Haddad teriam aberto o capô carro, na zona de controle (logo após a chegada), o que é proibido pelo regulamento.
“Estamos muito contentes, pois ganhamos três títulos num só dia. Disse e repito que o Amigos é muito pior do que qualquer etapa do Sertões, pois o ritmo é outro e fico mais feliz ainda por ter conquistado esse rali pela terceira vez (2005, 06 e 08). Quanto à punição ao Jean, só posso dizer que os comissários estavam ali para cumprir o regulamento e, neste ano, outros pilotos já foram punidos por esse mesmo problema”, completou Maurício.
Inconformado com a punição, Jean Azevedo promete entrar com recurso, na segunda-feira, junto à Confederação Brasileira de Automobilismo, o que poderá deixar sub judice o resultado final desta temporada. “Tentei protestar e fazer um recurso logo após a prova, mas não consegui. Agora, no início da semana, vou consultar meus advogados e entrar com recurso de qualquer maneira”, garantiu Jean Azevedo.
Os cinco primeiros do Rally dos Amigos na Categoria Carros
1- Maurício Neves/Clécio Maestrelli (Promacchina) – 2h20m26s
2- Marcos Moraes/Deco Muniz (MEM Rally) – 2h25m08s
3- Riamburgo Ximenes/Stanger Eller (MEM Rally) – 2h26m27s
4- Edu Piano/Fausto Dallape (Território 4×4) – 2h26m46s
5- João Cardoso/Gilson Rocha (Promacchina) – 2h30m53s
Categoria Motos – Denísio do Nascimento conquistou seu primeiro título do Rally dos Amigos. O piloto da Equipe Megamoto Copobras completou o percurso com o tempo de 2h17min04s e cruzou a linha de chegada pouco mais de dois segundos à frente de Zé Hélio, campeão do Rally Internacional dos Sertões deste ano, que marcou 2h17min07s.
“Acho que é verdade mesmo quando dizem que a primeira vez a gente nunca esquece. Esta vitória vai ficar na minha memória, pois além de importante foi uma grata surpresa, pois teve muita gente renomada na prova e ainda sofri uma queda no km 5. Mas me acalmei, pois estava bastante nervoso no começo, e deu para me recuperar”, completou Denisio.
Os cinco primeiros do Rally dos Amigos na Categoria Motos
1- Denisio do Nascimento – 2h17min04s
2- Zé Hélio – 2h17min07s
3- Sérgio Henrique Klaumann – 2h17min15s
4- William Alves Guimarães – 2h20min36s
5- Valmir Targino – 2h20min40s
Categoria Quadriciclos – Francisco Amaury Olsen ganhou um presente de Natal antecipado ao ser surpreendido com a vitória. Depois de terminar em terceiro lugar, Olsen viu o primeiro lugar cair no colo quando os comissários desclassificaram Cristiano de Sousa Batista e puniram com cinco minutos no tempo final o segundo colocado Antonio Carlos Gonçalves Jr.
“Na vida é preciso ter sorte e também saber pilotar. Fiquei surpreso com a vitória em minha terceira participação no Rally dos Amigos. Sabia que tinha um quadri confiável e com possibilidades de ficar entre os cinco primeiros e acabei ganhando”, disse Olsen, de 59 anos, que superou 29 concorrentes.
Os cinco primeiros do Rally dos Amigos na Categoria Quadriciclos
1- Francisco Amaury Olsen – 2h30min46s
2- Leontino Kalbusch Neto – 2h30min57s
3- Carlos Collet – 2h32min52s
4- Antonio Carlos Gonçalves Jr. – 2h33min02s
5- Max Douglas Braga – 2h35min17s
Categoria Caminhões – Para conquistar o Brasileiro de Cross Country entre os caminhões, Guido Salvini precisava vencer o Rally dos Amigos e torcer para Amable Barrasa não pontuar. Salvini fez sua parte e ganhou o Rally dos Amigos, mas Amable ficou em segundo e garantiu o título nacional.
Os cinco primeiros do Rally dos Amigos Categoria Caminhões
1- Guido Salvini Netto/Fernando Chwaigert/Weidner Moreira (Salvini Racing)-– 2h10m51s
2- Amable Barrasa/José Papacena Neto/Rafael Bettoni (Autoliner) – 2h13m30s
3- Ulysses Marinzeck/José Carvalho/Evandro Batz (Autoliner) – 2h17m51s
4- Marcos Pegoraro/Rogeverson Pimenta (Leão Racing) – 2h36m13s
5- Luciano Braga/Orestes Bacchetti Jr. (Vipal) – 2h38m10s
Campeões brasileiros de Rally Cross Country
Categoria Carros Geral
Campeão: Mauricio Neves
Vice: Jean Azevedo
Categoria Caminhões
Campeão: Amable Barrasa
Vice: Guido Salvini
Categoria Motos
Rally Brasil
Campeão: Ramon Sacilotti
Vice: José Adauto Cimeta
Rally Production
Campeão: Denísio do Nascimento
Vice: Aristides Mafra
Rally Sport
Campeão: Sergio Augusto Klaumann
Vice: Mateus Salles
Rally Extreme
Campeão: Sérgio Henrique Klaumann
Vice: Jackson Felback
Quadri 450
Campeão: Cristiano Sousa Batista
Vice: Antonio Carlos Gonçalves
Quadri Extreme
Campeão: Carlos Collet
Vice: André Suguita
O Rally dos Amigos foi organizado pela Dunas Race, empresa também responsável pelo Rally Internacional dos Sertões, uma das maiores provas off road do mundo, e pelo Campeonato Dunas Supercross, válido pelo brasileiro da modalidade. O patrocínio foi de Honda e Ipiranga e os apoios foram de Bunnet, Prefeitura de Itatinga, Fazenda Suzano e Fazenda Eucatex, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).