Neste sábado, 08 de novembro, pilotos e navegadores do Nordeste disputaram a quarta e decisiva etapa da Mitsubishi Cup Nordeste 2008, rali de velocidade da marca que encerra sua terceira temporada na região.
Os participantes tiveram pela frente uma trilha de 29 km totalmente construída para a competição, como explicou o diretor de prova Carlos Martinati. “A pista apresenta muita visibilidade, visual maravilhoso, piso duro, presença de cascalho e algumas grandes retas, que são intercaladas por trechos sinuosos. A Fazenda Ingá Riacho do Meio, onde a trilha foi construída, é considerada a propriedade rural de maior área alagada do Nordeste, o que proporcionou um belo cenário para o rali”, acrescentou Martinati.
Pela segunda vez consecutiva no ano, a dupla cearense formada por Riamburgo Ximenes e Stanger Eler faturou a etapa, porém, após uma temporada brilhante, os irmãos paraenses Maurício e Gustavo Bortolanza não deixaram o título escapar. “Estamos muito felizes. Foi nosso primeiro título e nunca vamos esquecer este momento. Como já disputávamos o campeonato do Sudeste, viemos para o Nordeste para acumular experiência e o título nos surpreendeu. Nossa presença em 2009 já está confirmada”, explicou o piloto Maurício.
Na disputa da categoria Pajero TR4 R, a dupla alagoana formada por Lavoisier Monteiro e Neurivan Calado confirmou o favoritismo e, com o segundo lugar na etapa final, levantou o troféu da temporada 2008. “Muito bom. O sentimento é indescritível. É um orgulho para nós disputar a Mitsubishi Cup, pela organização e pelo excelente clima entre os competidores”, contou Lavoisier. Os cearenses Igor Medeiros e Sólon Mendes ficaram com a segunda colocação na temporada, enquanto a dupla baiana João Cerqueira e Audo Rodrigues faturou o terceiro lugar na categoria.
Os cearenses Paulo César Gondim e Antônio Chagas Jr venceram a etapa de Fortaleza e também a temporada 2008 na categoria L200 R. Com 44 pontos dos 45 possíveis na etapa, eles não deram chances aos adversários e ficaram com o título. “Iniciamos a prova pensando em vencer para não depender de outros resultados, e foi exatamente isto que aconteceu. Vencemos a etapa e, conseqüentemente, a temporada. Estamos com a sensação de dever cumprido, já que perdemos o título do ano anterior na última etapa”, revelou o navegador Antônio.
Em 2008, a Mitsubishi Cup Nordeste inovou quanto à premiação. Além de troféus para as cinco melhores duplas de cada categoria em todas as etapas, foram distribuídos R$ 66 mil aos três primeiros da temporada em cada uma das três categorias.
Na etapa de Fortaleza, o troféu Reebok, para as duplas que fizeram o menor tempo do dia, ficou com Daniel Oliveira e Emerson Cavassin na categoria L200 RS, Paulo Rugna e Adriana Parra na categoria Pajero TR4 R e Paulo Aragão e Antônio Chagas na categoria L200 R. Já o prêmio de melhor dupla estreante da etapa ficou com os cearenses Geraldo Cabral e Silvio Luiz Bastos, da categoria L200 RS.
Com o fim de mais uma temporada da Mitsubishi Cup, pilotos e navegadores do Nordeste já iniciam a preparação para a temporada 2009, que promete disputas acirradas, muita adrenalina e alta velocidade pelas trilhas da região.
A Mitsubishi Cup Nordeste 2008 contou com o patrocínio de Ituran, Pirelli, Castrol, Reebok, Webmotors, Transzero, Real Cargas, Daslu Homem e Gol Linhas Aéreas.
Classificação da 4ª etapa:
L200 RS
1º) Riamburgo Ximenes e Stanger Eler (CE) – 44 pontos
2º) Cleber Rosa e Sérgio Bessa (CE) – 40 pontos
3º) Sérgio Rebouças e Eduardo Rebouças (CE) – 38 pontos
4º) Geraldo Cabral e Silvio Luiz Bastos (CE) – 32 pontos
5º) Daniel Oliveira e Emerson Cavassin (BA) – 28 pontos
Pajero TR4 R
1º) Paulo Rugna e Adriana Parra (SP) – 45 pontos
2º) Lavoisier Monteiro e Neurivan Calado (AL) – 37 pontos
3º) João Cerqueira e Audo Rodrigues (BA) – 36 pontos
4º) Armando Bispo e Robledo Nicoletti (CE) – 35 pontos
5º) Yuri Afonso e Rodrigo Castro (RN) – 32 pontos
L200 R
1º) Paulo César Gondim e Antonio Chagas Jr (CE) – 44 pontos
2º) Wagner de Almeida e Joselito de Melo (AL) – 43 pontos
3º) José Gutemberg Pereira e Paulo Gonçalves (CE) – 37 pontos
4º) Antônio Cesaroni e Almerindo Dias Jr (BA) – 26 pontos
Classificação final da Mitsubishi Cup Nordeste 2008:
L200 RS
1º) Mauricio Bortolanza e Gustavo Bortolanza (PA) – 119 pontos
2º) Daniel Oliveira e Emerson Cavassin (BA) – 110 pontos
3º) Sergio Rebouças e Eduardo Rebouças (CE) – 103 pontos
4º) Cleber Rosa e Sergio Bessa (CE) – 99 pontos
5º) Gustavo Xavier e Fernando Holanda – 87 pontos
Pajero TR4 R
1º) Lavoisier Monteiro e Neurivan Calado (AL) – 115 pontos
2º) Igor Ribeiro e Sólon Mendes (CE) -106 pontos
3º) João Cerqueira e Audo Rodrigues (BA) – 99 pontos
4º) Régis Maia e Ana Carolina Braga (BA) – 99 pontos
5º) Armando Bispo e Roberto Nicoletti (CE) – 91 pontos
L200 R
1º) Paulo César Gondim e Antônio Chagas Jr (CE) – 119 pontos
2º) Antônio Cesaroni e Almerindo Dias Jr (BA) – 110 pontos
3º) José Gutemberg Pereira e Paulo Gonçalves (CE) – 109 pontos
4º) Wagner de Almeida e Joselito de Melo (AL) – 98 pontos
5º) Carlos de Andrade Jr e João Vitor Gomes – 40 pontos