Numa das etapas mais complexas da temporada 2008, a dupla formada por Luis Stédile e Lucas Rocha soube driblar as adversidades para terminar a disputa em Pomerode (SC), a quinta do ano, em primeiro lugar e consolidar ainda mais a liderança da Copa Peugeot de Rally de Velocidade.
“A prova foi muito difícil, principalmente nas passagens pela Especial 2 (sábado). Não adiantava andar muito forte ou maneirar no acelerador. A gente poderia pegar uma pedra solta ou escapar na curva e complicar nossa posição. Tudo era imprevisível”, afirmou o piloto vencedor.
A chuva que caiu durante todo o dia ajudou a deteriorar a condição do piso na medida em que os carros “rasgavam” a trilha. O piloto Marcos Tokarski (PR) atestou as dificuldades: “Mais importante que andar rápido foi tentar nos manter na pista, arriscando pouco na tocada”, contou o segundo colocado, que corre ao lado de Kana Ribeiro (PR). A estratégia dele, entretanto, irá mudar. “Não temos mais chances de brigar pelo título, mas sim pelo vice-campeonato. Vamos com tudo para as próximas etapas tentar essa colocação”.
A disputa deles será travada principalmente com os gaúchos Roberto Theodoro e Nani Waschburger, que demonstraram enorme capacidade de superação. Depois de capotarem o carro 57, comprometendo a pontuação da etapa, trabalharam durante a madrugada para arrumarem o veículo para domingo – contando com a vital ajuda dos mecânicos de equipes concorrentes, fato difícil de se encontrar em outra competição. Na prova de domingo, a recompensa veio com o terceiro lugar.
“A diferença para o Stédile aumentou (25,5 pontos), por isso vamos tentar tudo para ganhar o campeonato”, disse Theodoro, adiantando a disputa que virá pela frente. “Com o carro batido, pena mesmo foi não ter participado das especiais noturnas”, disse o competidor, referindo-se à realização de duas passagens pela Especial 4 a partir das 21h do sábado.
A iniciativa gerou grande contentamento entre os “ralizeiros”. “Foi emocionante”, garantiu o navegador Vítor Hugo Boff, campeão da etapa na categoria 206 Light e vice na classificação geral. “Foi incrível acelerar a noite vendo o público acompanhar tudo de perto”, disse o gaúcho, que nunca havia corrido nessas condições.
A organização em formato diferenciado da etapa contou também com um Super Prime ao final das especiais de domingo, no qual os competidores percorreram um percurso de 1,5 km de extensão sob os olhares atentos dos cerca de 130 participantes do Rally de Regularidade e o público presente ao evento.
Agora a expectativa dos competidores está voltada para a prova de Gramado (RS), a penúltima da temporada, que será disputada nos dias 18 e 19 de outubro. “Será uma etapa nova para todo mundo. A gente prevê disputas bem acirradas, até porque o campeonato começará a se encaminhar para o final”, disse Júnior Siqueira, segundo colocado na Light em Pomerode.