A sexta e decisiva etapa da Mitsubishi Cup, campeonato monomarca de rally de velocidade organizado pela montadora, foi disputada neste sábado, dia 08, na Fazenda da Barra, em Jaguariúna, interior paulista, com a participação de 51 duplas, divididas nas categorias L200, L200 Light e Pajero TR4 R. Pilotos e navegadores enfrentaram três baterias, com cerca de 25 km cada, num circuito com saltos, erosões, pastos e canavial. A dupla Carlos Passarin/Fábio Peralli, da Faster Rally Team, terminou a prova na quarta colocação na categoria L200 Light, conquistando seu terceiro pódio na temporada. Já Moisés Nivoloni/Hernani Bueno, a bordo do segundo carro do time, cruzou em décimo sexto lugar.
“Não fizemos três baterias perfeitas, perdemos alguns segundos, mas o resultado foi positivo para a equipe. Disputamos seis etapas na temporada e conseguimos três pódios”, comemorou Carlos Passarin, de Jundiaí (SP). O piloto destaca a importância de patrocinadores para manter um time competitivo, a exemplo de outros esportes. “O rally exige um investimento alto. Sem equipamentos confiáveis e apoio de patrocinadores, seria difícil pensar em vitórias. Agradeço especialmente ao João Simeira, da Itupetro, e Alexandre Faria, da Campneus”, reconhece Carlos Passarin.
“A equipe surgiu em 2002, apenas como um hobbie. Em 2003 resolvemos nos dedicar, fazer um trabalho mais profissional, e os resultados começam a aparecer. Ainda estamos aprendendo, mas sabemos que podemos crescer, é gratificante”, afirma Moisés Nivoloni. Já o desempenho em Jaguariúna, não deixou o piloto muito satisfeito. “Esperava um rendimento melhor do carro. Atualmente as etapas estão bem disputadas. Dez segundos no tempo total pode significar três posições no grid”, lamentou o piloto campineiro.
A emoção e plasticidade das disputas na Mitsubishi Cup cativam o imaginário e atraem olhares. Uma prova disso é a ampla cobertura dada na mídia. Em 2003, o cálculo de retorno de mídia aponta para cerca de R$ 6 milhões. “O campeonato, além de organização impecável, oferece a melhor premiação entre os eventos organizados no Brasil”, enfatiza Carlos Passarin. Os campeões das três categorias, L200, L200 Light e Pajero TR4 R, receberam um veículo zero quilômetro, em regime de comodato, com seguro e licenciamento pelo período de um ano, para competir na temporada 2004.
A dupla Carlos Passarin/Fábio Peralli ficou em sétimo lugar na classificação geral da Mitsubishi Cup. “Conseguimos atingir nosso objetivo de completar todas as etapas e terminar o campeonato com um carro entre os dez primeiros. Com certeza a Faster Rally Team vai correr o campeonato no próximo ano. Vamos continuar procurando investidores e desenvolvendo o carro, para brigar por melhores colocações”, disse Moisés Nivoloni. A festa de encerramento da temporada 2003 aconteceu no Hotel Bourbon Atibaia, com show da banda Cidade Negra.
Resultado da etapa:
1º – Marcius Bertolli e Leandro Ferrarini (PR)
2º – Paulo Bertolini e Wanderlei Costa (RS)
3º – César Rossi e Clecio Maestrelli (PR)
4º – Carlos Passarin e Fábio Peralli (SP)
5º – Jean Felipe Schulz e Eduardo Bampi (PR)
Patrocinadores e apoios: Itupetro, Campneus, Streck Metal e DWF Adesivos.
