Piloto considerado revelação da temporada brasileira de 2008 graças ao arrojo com que pilota a Mitsubishi L200 EVO PROM da equipe LMP, o baiano Daniel Oliveira acredita que a experiência adquirida em sua primeira participação no Rally dos Sertões vai ajudá-lo bastante na disputa do I Rally da Independência. Daniel é um os pilotos mais jovens do cross country brasileiro e tem mostrado um estilo semelhante ao do escocês Colin McRae, que se tornou uma legenda no Campeonato Mundial de Rally pelo estilo arrojado que lhe garantiu fãs em todo o mundo. Aos 23 anos de idade e apenas um de rally, o jovem baiano refuta a comparação e lembra que ainda tem um longo aprendizado até consolidar seu nome no esporte:
“Sem dúvida é gostoso saber que há quem me compare com o McRae, mas a verdade é ainda tenho um longo caminho a percorrer até conseguir pilotar metade do que ele guiava. Eu acabei de completar meu primeiro ano de pilotagem no último Rally dos Sertões, em outras palavras, estou apenas no começo dessa estrada.”
Pouco a pouco Daniel, que faz dupla com Flávio França – dentista que tem como hobby fazer a navegação em provas de cross country -, Daniel começa a transformar em resultados seu potencial. Na quinta etapa da Mitsubishi Cup Sudeste, disputada logo após o Rally dos Sertões, a dupla conseguiu um terceiro, um quarto e um quinto lugares. Daniel considera que a experiência obtida naquela prova foi fundamental para esse desempenho:
“Foram 11 dias de sofrimento, com problemas mecânicos e etapas longas, mas acredito que isso me ensinou muito e me deixou mais preparado para as provas que ainda disputaremos este ano.”
Além do Campeonato Brasileiro de Cross Country e da Mit Cup Sudeste, Oliveira e França também disputam a Copa Mitsubishi Nordeste, onde conseguiram dois terceiros lugares na etapa de abertura. Resultados que ganham maior dimensão devido aos problemas que ele enfrentou tanto em João Pessoa (PB) quanto em Uberlândia (MG).
O site www.crosscountry.com.br já exibe uma área especial com as informações do I Rally da Independência, inclusive com a ficha de inscrição para a prova, que será disputada por três categorias: Protótipo, Super Production e Caminhões.
O Rally da Independência tem o apoio da Unilance Consórcios, Cimed Medicamentos, TSW rodas, Toyama Power Products, Avalon Táxi Aéreo e Beepress e será organizado pelo Rally Clube de Curitiba, sob supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo e da Confederação Brasileira de Automobilismo. A promoção do evento está a cargo da ProMacchina Rally.