A caravana do Rally Internacional dos Sertões saiu de Balsas (MA) com destino a Floriano (PI) nesta terça-feira. Após 493 quilômetros, 216 deles de trecho cronometrado, os vencedores do dia foram o francês Cyril Despres (KTM) e a dupla da Volkswagen Mark Miller (Estados Unidos) e Ralph Pitchford (África do Sul). Porém, os resultados não foram suficientes para tirar a liderança de motos e carros das mãos do brasileiro José Hélio (Honda) e de Giniel de Villiers (África do Sul) e Dirk von Zitzewitz (Alemanha) – também da Volkswagen, respectivamente.
Entre os caminhões, Edu Piano, Sólon Mendes e Davi Fonseca (Ford) continuam na frente, mas os vencedores de hoje foram André Azevedo, Maykel Justo e Ronaldo Pinto (Mercedes-Benz). Nos quadris, Robert Nahas manteve a ponta da tabela. Todos os resultados são extra-oficiais.
A sétima etapa exigiu bastante navegação, com trechos de velocidades cadenciadas. Os competidores precisaram de muita atenção para não danificar seus equipamentos nas constantes erosões e valetas. Na programação oficial, a disputa de hoje seria no formato Maratona, o que foi cancelado pela organização. Na Etapa Maratona, assim que cumprem a quilometragem do dia, pilotos e navegadores precisam dirigir seus veículos até o parque fechado e não podem contar com auxílio mecânico até a largada do dia seguinte.
Como o percurso de hoje previa 271km de deslocamento final, ficaria muito difícil controlar a restrição do acesso das equipes de apoio aos seus pilotos até a chegada em Floriano (PI). “O cancelamento da Maratona foi por precaução e para nenhum piloto realizar algum conserto durante o deslocamento”, comentou Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, que organiza e promove o Rally dos Sertões, destacando que a decisão irá contribuir para que mais competidores completem a prova.
O Sertões 2008 teve início em Goiânia (GO) com 174 veículos inscritos: 99 motos, 60 carros, nove caminhões e seis quadriciclos. Até a largada da sétima etapa, o número de veículos na prova caiu para 121, sendo 58 motos, quatro quadriciclos, 53 carros e seis caminhões.
Oitava etapa – O Rally dos Sertões vai ao Ceará nesta quarta-feira, quando será realizada a oitava etapa da competição. Com largada em Floriano (PI), a caravana tem como destino a cidade de Crateús. Estão previstos 522 quilômetros, sendo 158 de deslocamento inicial, 279 de trecho cronometrado e mais 85 de deslocamento final. O percurso mescla serrado com alguns trechos de caatinga, cortando várias fazendas da região. Os competidores enfrentam ainda trechos de descida de serra.
O Rally Internacional dos Sertões “estréia” nesta temporada como etapa do Campeonato Mundial para carros – algo que já ocorre entre motos e quadriciclos desde 2005. Evento bateu recorde de estrangeiros com 36 competidores vindos de 13 países. A chegada da prova está marcada para o dia 27 de junho, em Natal (RN), após 4.734 quilômetros de disputas.
Confira abaixo a programação do Rally dos Sertões:
25/06 – 8ª etapa – Floriano (PI) – Crateús (CE)
26/06 – 9ª etapa – Crateús (CE) – Mossoró (RN)
27/06 – 10ª etapa – Mossoró (RN) – Natal (RN)
28/06 – Festa de premiação
O Rally Internacional dos Sertões – PLP é promovido e organizado pela Dunas Race em parceria com a OTTA. O evento conta com o patrocínio de Petrobras e HSBC e com o apoio do Governo de Goiás, Ministério do Turismo, Governo de Tocantins, Governo do Rio Grande do Norte, Mitsubishi, Shopping Flamboyant, Hotel Blue Tree Goiânia, Hotel Pestana Natal, Transzero, TV Record, Record News, ESPN Brasil, Webventure, Rádio Interativa e Editora Midia 3, além de ser supervisionado por FIA, CBA, FIM e CBM.