Sertões: Brasileiro chega perto da liderança das motos

José Hélio (Honda) chegou mais perto da liderança geral das motos do Rally Internacional dos Sertões. O brasileiro venceu a terceira etapa, realizada nesta sexta-feira, entre Aruanã e Niquelândia, em Goiás, e está a 1min35seg do líder francês Cyril Despres (KTM). O percurso incluiu 417 quilômetros no total, sendo 262 de trecho cronometrado. Neste sábado, os competidores disputam a primeira Etapa Maratona, entre Niquelândia e Paranã, no Tocantins, a qual não permite apoio mecânico após os 484 quilômetros previstos – 432 deles cronometrados.

Entre os carros, a dupla da Volkswagen Giniel de Villiers (África do Sul) e Dirk von Zitzewitz (Alemanha) manteve a invencibilidade e abriu ainda mais a vantagem sobre os companheiros de equipe Mark Miller (Estados Unidos) e Ralph Pitchford (África do Sul): 12min02seg. Em terceiro estão os brasileiros Reinaldo Varela e Marcão Macedo (Mitsubishi). Nos quadris, o destaque do dia foi Ricardo Purri (Honda) e o caminhão dos atuais campeões Edu Piano, Sólon Mendes e Davi Fonseca (Ford) venceu novamente, disparando na liderança.

Na chegada ao parque de apoio, o tricampeão do Sertões José Hélio desviou o foco dos adversários. “A disputa maior é comigo mesmo. A especial foi muito sinuosa, mas de alta velocidade. Agora é preparar a moto para a Etapa Maratona”, comentou.

O sul-africano Giniel de Villiers está tirando de letra a sua primeira participação na prova. “Até agora o Rally dos Sertões não tem sido difícil. Hoje foi melhor que ontem. O dia foi ótimo para dirigir. Acredito que amanhã vai ser um pouco mais pesado, já que a etapa será mais longa”, comentou. O piloto Mark Miller considerou a prova de hoje um pouco perigosa. “Tivemos que andar mais devagar para ultrapassar as motos e quadriciclos”, explica.

Apesar de ter largado em quarto entre os quadriciclos, Ricardo Purri fez uma corrida muito boa, deixando várias motos e até mesmo outros competidores da mesma categoria para trás. “Agora estou na expectativa para a etapa maratona”, completou.

Quarta etapa – Etapa considerada a mais difícil de todas as edições do Sertões. O formato será “Maratona”, com quase 60km de trial. Haverá passagem por serra, que permite velocidades altas, além de piçarra e travessia de rio com pedras roliças. Com visuais belíssimos, a etapa exigirá alto grau técnico de pilotos e navegadores.

O total do dia será de 484 quilômetros, sendo 47 de deslocamento inicial, 432 de trecho cronometrado e cinco de deslocamento final.

O Rally Internacional dos Sertões “estréia” nesta temporada como etapa do Campeonato Mundial para carros e caminhões – algo que já ocorre entre motos e quadriciclos desde 2005. Evento bateu recorde de estrangeiros com 36 competidores vindos de 13 países. A chegada da prova está marcada para o dia 27 de junho, em Natal (RN), após 4.734 quilômetros de disputas.

Confira abaixo a programação do Rally dos Sertões:

21/06 – 4ª etapa – Niquelândia (GO) – Paranã (TO) – Etapa Maratona

22/06 – 5ª etapa – Paranã (TO) – Palmas (TO)

23/06 – 6ª etapa – Palmas (TO) – Balsas (MA)

24/06 – 7ª etapa – Balsas (MA) – Floriano (PI) – Etapa Maratona

25/06 – 8ª etapa – Floriano (PI) – Crateús (CE)

26/06 – 9ª etapa – Crateús (CE) – Mossoró (RN)

27/06 – 10ª etapa – Mossoró (RN) – Natal (RN)

28/06 – Festa de premiação

O Rally Internacional dos Sertões – PLP é promovido e organizado pela Dunas Race em parceria com a OTTA. O evento conta com o patrocínio de Petrobras e HSBC e com o apoio do Governo de Goiás, Ministério do Turismo, Governo de Tocantins, Governo do Rio Grande do Norte, Mitsubishi, Shopping Flamboyant, Hotel Blue Tree Goiânia, Hotel Pestana Natal, Transzero, TV Record, Record News, ESPN Brasil, Portal Terra, Site 360 graus, Rádio Interativa e Editora Midia 3, além de ser supervisionado por FIA, CBA, FIM e CBM.