Uma disputa histórica marcou a estréia da cidade de Uberlândia como sede do rali Mitsubishi Motorsports Sudeste, no sábado dia 14 de junho. A terceira etapa da competição reuniu 235 participantes, vindos de 8 diferentes estados da região Sudeste, o que demonstrou a força da competição e transformou o triângulo mineiro em uma grande festa de sotaques.
Foi preciso recorrer ao espírito 4×4 para desbravar a mais longa trilha montada na competição – 292km de extensão na categoria Graduados, 280km na categoria turismo e 260km na categoria turismo light – que ainda reservou uma surpresa aos competidores, a oportunidade de conhecerem a fábrica da Mitsubishi Motors no Brasil, em Catalão, que completou esse ano dez anos no país.
Pela primeira vez, a Mitsubishi Motorsports ocorreu de maneira interestadual, cruzando a fronteira de Minas Gerais e Goiás até a pista de teste driven da fabrica. Nunca antes utilizado em competições, o circuito, proporcionou diversos obstáculos aos participantes, como atravessar um tanque de água com mais de dois metros de profundidade, andar em inclinação lateral e desafiar o king, um morro de quase seis metros de altura e com uma inclinação de 35o.
Enquanto o tempo médio de 5 horas de prova testou a resistência dos competidores, o traçado dominado por piso de terra, cascalho e cheio de bifurcações triangulares, apresentou inúmeras belezas naturais, principalmente nos trechos próximos à represa do Capim Branco e aos rios Jordão e Parnaíba, lugares cercados por densa vegetação natural.
Na categoria Graduados a dupla gaúcha Marcelo e Marcos Bortoluz começou a disputa embalada pela vitória obtida na última etapa, mas quem comemorou no final foram os mineiros Renato Martins e Cristiano Scarpa, que conquistaram o primeiro pódio do ano. “Não estávamos muito confiante, tivemos alguns problemas, mas no final conseguimos surpreender a todos” contou o navegador Scarpa. Em segundo lugar apareceram os paranaenses Roque Veviurka e Alberto Minski Jr.
Outra emocionante disputa ocorreu na categoria Turismo, que antes da etapa apresentava uma diferença de um ponto entre a dupla paulista Carlos Guimarães e Celso Gonçalves Jr, lideres na categoria, e os cariocas Leonardo Maia Curvelo e Jeziel Azevedo. Mas o que se viu no palco foi um domínio catarinense, com quatro representantes do estado entre os cincos primeiros lugares, entre eles a dupla Eduardo Fraga e Sergio de Andrade: “Viemos com a intenção de ganhar e agora vamos complicar ainda mais essa disputa”, contou o navegador Andrade em meio a comemoração.
Na premiação de melhor dupla feminina da categoria, ocorreu a terceira vitória seguida das catarinenses Caroline Kohler e Edileusa Kohler: “Dessa vez demos sorte, a disputa foi muito equilibrada” comemorou a piloto Caroline.Em segundo lugar apareceram as cariocas Solange Baumworcel, piloto, e Mirela Nespoli, navegadora.
Os mineiros voltaram ao pódio na Categoria Turismo Light, com a vitória da dupla Guilherme Schmidt e Ângelo Savastano “Esse ano essa dupla terá muito sucesso, e tudo resultado direto do trabalho em equipe”revelou o alegre navegador Savastano.
E a categoria viveu a ascensão de Uberlândia, com o segundo lugar da dupla Rodrigo Correa e Cleyton Motta e ainda a vitória de Letícia Lagoa, pilota, e Liliane Santos, navegadora, como melhor dupla feminina.
Em Uberlândia também ocorreu a entrega do troféu Pajero TR4 Flex, para as duas melhores duplas classificadas na categoria Turismo Light, que completaram a prova de Pajero TR4 Flex. Os paulistas Norival Nogueira e Marcelo Batista levaram o troféu de primeiro lugar e os mineiros Roberto Spolidoro e Fernanda Menugucci ficaram com a segunda colocação.
Mitsubishi Pró-Brasil – A Ação social Mitsubishi Pró-Brasil arrecadou na etapa de Uberlândia mais de 7,5 toneladas de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene pessoal – sabonete e escova de dente – que foram repassados a duas entidades assistenciais na cidade, a Sociedade Eunice Weaver de Uberlândia e a Fale (Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista)
Premiação: Ao final do campeonato, os três primeiros colocados entre os Graduados dividem um prêmio de R$ 57 mil. Na categoria Turismo, muitas novidades. O piloto campeão da temporada ganhará uma viagem para a Patagônia Argentina, com hospedagem nos hotéis Los Notros e Los Cerros. O piloto vice-campeão da temporada terá o prazer de conhecer um dos resorts mais exclusivos do Brasil, o Ponta dos Ganchos, localizado na costa catarinense.
Em cada etapa, os cinco primeiros colocados por categoria, a melhor dupla mista e as três melhores duplas femininas da categoria Turismo Light recebem troféus.
Como novidade desta temporada, uma premiação especial para as mulheres. Na categoria Turismo, as 3 melhores duplas femininas recebem troféus e a dupla campeã da temporada receberá uma viagem para o Hotel Vila Galé Marés, na Bahia.
O Mitsubishi Motorsports Sudeste 2008 é patrocinado por Castrol, Bic Banco, Clarion, W. Truffi, Mit Financiamento, Mangels, Log-In, Transzero, Real Cargas, Reebok, Mit Seguro, Mapfre, Pirelli, NYK, Du Pont, Mit Consórcio, Embracon, Magneti Marelli, Keko, Nívea For Men, Daslu Homem e Gol Linhas Aéreas.
Classificação – Etapa Uberlândia
Categoria Graduados
1o lugar – Renato Ferreira Martins e Cristiano Serpa de Souza (Belo Horizonte/ MG) – 91 pontos perdidos
2o lugar – Roque Veviurka e Alberto Minski Jr (Guarapuava/PR) – 97 pontos perdidos
3o lugar – Vinicius Lazzer Poit/ Wilson Martins Poit (São do Campo/SP) – 98 pontos perdidos
4o lugar – Henry Grosskopf e André Lucas Munhoz (São Bento do Sul/SC) – 106 pontos perdidos
5o lugar – Fernando Seixas e Daniel Fernandes (Franca/SP) – 110 pontos perdidos.
Categoria Turismo
1o lugar – Eduardo Fernandes Fraga e Sérgio Ricardo de Andrade (Florianópolis/SC) – 161 pontos perdidos
2o lugar – Acyr Becker e Fernanda Becker (São Bento do Sul/SC) – 184 pontos perdidos
3o lugar – Sidnei Paulo e Morgana Ida Fuchs Paulo (Brusque/SC) – 208 pontos perdidos
4o lugar – Carlos André Branco Guimarães e Celso Gonçalves Jr (Campinas/SP) – 215 pontos perdidos
5o lugar – Cássio Luis Zschoerper/ Rui Carlos Ehrl (São Bento do Sul/SC) – 227 pontos perdidos
Categoria Turismo Feminino
1o lugar – Caroline Kohler Teixeira e Edileusa Kohler Teixeira (Florianópolis/SC) – 851 pontos perdidos.
2o lugar – Solange Baumworcel e Mirela Calve Nespoli (Rio de Janeiro/RJ) – 994 pontos perdidos
3o lugar – Roberta Nelson de Senna e Sonia Maria Amorim (Belo Horizonte/MG) – 1195 pontos perdidos
Categoria Turismo Light
1o lugar – Guilherme Schmidt e Ângelo Savastano (Juiz de Fora/MG) – 360 pontos perdidos
2o lugar – Rodrigo Rodrigues Correa e Clayton Mota (São Paulo/SP) – 377 pontos perdidos
3o lugar – Francisco Beber e Raul Beber (São Paulo/SP) – 418 pontos perdidos
4o lugar – Eduardo Coppo e Pedro Emerson Moreira (Campinas/SP) – 478 pontos perdidos
5o lugar – Guilherme Breguncci Pontello e Frederico Gemma Xavier (Belo Horizonte/MG) – 490 pontos perdidos