A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country realizada no sábado (12), em Pomerode/Santa Catarina, teve todas as características de Rally de Velocidade e reuniu as duas modalidades e competidores de renome, numa mesma prova. Os vencedores da 2ª etapa do Brasileiro de Rally foram Jean Azevedo/Youssef Haddad (1º), Maurício das Neves/Clécio Maestreli (2º) e Felipe Bibas/Emerson Cavassim (3º).
O foco de Pietro Barbanera e Glauber Fontoura para esta primeira disputa com o novo carro, era o de terminar a prova e objetivo foi cumprido. A dupla finalizou o Rally de Pomerode com o segundo tempo (1h50m36s) na categoria T2 e o 12º na geral dos carros, mas precisou superar a falta da embreagem em três das quatro especiais.
“Logo no início da segunda especial, ficamos sem câmbio. Quebrou o pedal da embreagem e praticamente o Pietro precisou andar numa marcha só. Mas valeu o esforço, pois terminamos a etapa”, explica Fontoura, que disputou a primeira prova da temporada, devido a uma cirurgia no ombro.
Para driblar este incidente, o piloto fez uma etapa desgastante. “Realmente não foi fácil fazer três especiais apenas com as 4ª e 5ª marchas reduzidas. Foi uma prova de fogo, porque além de enfrentar trechos travados sinuosos até com penhascos, passamos o deslocamento dentro da cidade com semáforos e entre outros carros sem embreagem. Mesmo assim, deu para sentir que temos um bom carro nas mãos que ainda vai melhorar muito”, relata o piloto.
Sobre a prova, Fontoura afirma que realmente não teve o traçado que estão acostumados a enfrentar no Cross Country. “As especiais praticamente foram as mesmas do Velocidade, com pouquíssimos obstáculos. Mas foi uma prova técnica, travada, com subidas e descidas e mesmo sendo atípica para nós, pois conseguimos acelerar entre 60/70 km/hora, Pietro e eu nos entrosamos bem e em breve nossa sintonia estará 100% e foi o primeiro teste para a Ranger”, diz o navegador referindo-se ao período de quase sete anos que ficaram separados.
A próxima etapa da temporada será apenas no dia 23 de agosto.