Copa Troller: Novatos e Graduados têm campeões no Nordeste

Com equipes de Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Brasília, no último sábado, foi realizada a quarta etapa da Copa Troller Nordeste, chamada Rio Grande do Norte, com largada e chegada em Natal. O roteiro do rally de regularidade da montadora brasileira pelo litoral sul do estado teve total de 172 quilômetros – dos quais 115 quilômetros com média de velocidade predeterminada, ao longo de 5h57m54s de prova.

Os competidores passaram pelas cidades de Nizia Floresta, Ares e Pipa, a 85 quilômetros da capital, o point mais famoso do turismo local, e atravessaram dois rios: o Guaíra, por dentro, e o Timbauma, de balsa. Não houve quem não encantasse com a beleza natural do trajeto. Mesmo o pessoal das 13 equipes do Rio Grande do Norte, que, aliás, ocuparam três dos cinco lugares do pódio da Graduados, um da Novatos e um da Expedition.

O título de campeão já foi faturado nas categorias Graduados, por Jefferson Barbalho e Flávio França, dupla de Natal, que terminou em segundo lugar na categoria, e Novatos, pelos irmãos Carlos Guilherme e Luís César Cavalcante Studart, que acabaram esta prova na terceira posição.

Na Graduados, a vitória foi de Oscar Medeiros e Rômulo Cirne, de Natal, com 41,7 pontos perdidos. Na Novatos, venceram Raul Carneiro e Augusto César, de Fortaleza, com 80,4 pontos perdidos. Na Expedition, com 4.464,1 pontos perdidos, ganharam Eduardo Henrique e Luciana Moura Carvalho, de Fortaleza.

Oscar ficou emocionado: “Eu sou apaixonado pelo Troller. Este já é o meu terceiro e sempre desejei que fosse realizado um campeonato desse jeito. Essa vitória que conquistamos foi uma das mais importantes da minha vida. Este troféu não tem preço”.

Raul Carneiro, da Novatos, teceu elogios. “A cada vez que passa, a competição está ficando melhor. Essa prova foi muito bem levantada, organizada e conferida. Todos estão de parabéns e a tendência é melhorar ainda mais”, aprovou. Já Luciana, da Expedition, sonha com o próximo rally. “Esperamos faturar o título de campeões em casa”, disse ela, líder da Expedition, referindo-se à etapa final programada para o Ceará.

Na Graduados, José Rufino e Glauco Holanda, de Fortaleza, que terminaram em quarto lugar e totalizaram 41 pontos, tomaram a vice-liderança da categoria de Sidney Rodrigues e Tiago Mapuruga, que terminaram em 14o lugar e caíram para terceiro no campeonato, com 36 pontos, mas só cinco atrás deles.

Na Novatos, os vencedores da etapa Rio Grande do Norte subiram para o segundo lugar. Somam 33 pontos no campeonato. Colados, com 32, André Bezerra e Alexandre Augusto, de Fortaleza, estão na terceira posição. Empatados em quarto lugar, com 29 pontos, vêm João Lucena e Roberval Rocha, de Recife, e Marcelo Câmara e Leonardo, também de Fortaleza, que antes estavam em segundo.

Na Expedition, Eduardo e Luciana continuam na liderança da categoria, agora com 39 pontos. Atrás deles, estão Gustavo Barros e Karnilo Barbosa, de Fortaleza, com 29 pontos, e, em terceiro lugar, Aníbal Feijó e Rafael Cantal, também da capital cearense, com 24.

Com base nos números, é de se esperar boa dose de adrenalina na etapa Praias, a última da Copa Troller Nordeste, marcada para 28 e 29 de novembro, no Ceará. A briga pelo título de vice-campeão deve ser acirrada na Graduados e na Novatos, tal qual a disputa pelo título na Expedition.

A Copa Troller não tem classificação geral, apenas por categoria. Pontuam os 15 primeiros de cada prova, em escala decrescente de 15 pontos a 1. Cada equipe descarta seu pior resultado. Fator que deixará muito pequenas as diferenças a serem superadas nas brigas pelo título de vice-campeão da Graduados e de campeões da Novatos, mas que dará ainda mais folga aos líderes da Expedition.

CAMPEÕES 2003 DA GRADUADOS E DA NOVATOS

Jefferson Barbalho e Flávio França, de Natal, chegaram ao título de campeões da Graduados, em casa, com vitórias nas três primeiras etapas e o segundo lugar nesta, somando 59 pontos. Carlos Guilherme e Luís César Studart, de Fortaleza, fizeram um quinto, um sexto e um primeiro lugares nas etapas anteriores. Nesta prova, terminaram na terceira posição, completando 49 pontos.

“A Copa Troller Nordeste significa o que há de melhor nível em rally em todo o Norte e Nordeste. Só tem gente da região e retrata bem a qualidade das nossas duplas de rally de regularidade. Tem um patamar muito alto”, disse Flávio França para explicar a importância esportiva que vê no título de campeão.

“É mais um título, é uma satisfação pessoal, e é expressivo, porque a turma do Ceará, que é maioria, é muito forte, está bem treinada e é esforçada”, acrescentou Jefferson Barbalho. Para ele, tornar-se campeão por antecipação foi uma surpresa e ao mesmo tempo o esperado: “Trabalhamos para isso, nos organizamos e treinamos.” Esta é a primeira temporada que ele e Flavinho, como é conhecido, andam juntos.

Entre os irmãos Studart reina a alegria. “Estou feliz. Nos juntamos a uns amigos com quem fazíamos passeios de Troller e fomos todos participar da Copa Troller Nordeste por brincadeira. Não esperava que nos tornássemos campeões”, disse o piloto Carlos Guilherme, 29 anos, auditor federal.

“Foi uma surpresa. Começamos brincando, pensando em concorrer ao Troller que será sorteado entre os participantes no fim da temporada”, confessa o navegador Luis César, 33 anos, engenheiro civil. “Mas, do meio em diante, a gente começou a levar a sério, com mais concentração e esforço nas provas. E devo agradecer muito ao meu piloto, que também é um pouco navegador”, fez questão de declarar.

Enquanto o título de campeão da Copa Troller Nordeste é o primeiro da carreira off-road dos novatos irmãos Studart e traz implícita a idéia de respaldo em busca de patrocínio para as próximas temporadas, para os potiguares vencedores da Graduados, ele é mais um.

Jefferson Barbalho, empresário de 38 anos, tem na bagagem o título de campeão do RN 1500, o mais importante rally de velocidade do Nordeste, em sua primeira edição, em 1989. Mais recentemente, quando a prova voltou a ser realizada, foi o vice-campeão de 2002 e terminou em terceiro em 2003. No último Rally dos Sertões, acabou em segundo lugar na categoria Novatos, em quinto na Production Diesel e 11o na classificação Geral. Tem os títulos de Campeão Paraibano de Rally de Velocidade e de Campeão Pernambucano de Rally de Regularidade de 2000.

Flávio França, dentista de 34 anos, é Tetracampeão de Rally de Regularidade do Rio Grande do Norte, Campeão da Copa Nordeste 2002, Campeão do Rally dos Sertões 2003 na categoria Production Gasolina, e Campeão Brasileiro de Rally de Regularidade de 2003, o título mais recente conquistado, em um Troller, com o piloto Ricardo Barros.

A ETAPA RIO GRANDE DO NORTE

Boa e linda. Foi o que mais se ouviu sobre a etapa Rio Grande do Norte no almoço de confraternização realizado após a prova no restaurante Tábua de Carne. E difícil, acrescentavam os participantes da Novatos e da Expedition. Como, aliás, havia prometido Arnoldo Silveira Jr., diretor técnico da Copa Troller Nordeste, fiel ao propósito que orienta a competição: oferecer evolução esportiva aos clientes da montadora brasileira.

“Foi uma prova bastante técnica, e mais difícil do que as anteriores. Está cada vez mais difícil, e isso é muito bom. Nós tivemos alguns erros e por isso acabamos em terceiro lugar”, comenta o navegador Luís César Studart, campeão da Novatos. “Não foi fácil. E também nós andamos na frente na nossa categoria. Não tínhamos outro carro como referência, como nas provas anteriores”, afirmou a navegadora Luciana Carvalho Moura, líder da Expedition.

Já Flávio França, navegador campeão da Graduados, do alto da sua experiência, não viu muita dificuldade. Exceto por algumas pegadinhas. “As piores foram em um trecho num canavial em que a direção mudava quatro vezes em 100 metros. E a outra era uma parada de um minuto antes de subir uma ladeira, já no fim. Quem não parou e subiu direto encontrou um PC (posto de controle) lá em cima e perdeu pontos”, ele resume.

APOIO SOCIAL E PATROCÍNIO

A Copa Troller tem patrocínio máster da Ipiranga e da Semp Toshiba, co-patrocínio da MWM, fornecedora dos motores do Troller T4 Diesel e do jipe militar Troller T4-M, além do apoio da Lubrizol do Brasil, fornecedora de insumos da Ipiranga, do Banco Dibens, que financia compra de veículos, e da Adventure Gears, grife paulista especializada em roupas para esportes radicais.

Esta etapa Rio Grande do Norte da Copa Troller Nordeste conta com apoio da Divena, concessionária Troller em Natal, prefeitura municipal de Natal, restaurante Tábua de Carne, Nadiesel, Center Massas, Ecotour – Expedição e Turismo, Farmácia Santa Fé, Metro Quadrado, e Via Sul Corretora de Seguros.

Duas toneladas de alimentos resultantes das inscrições foram entregues à SEMTAS (Secretaria Municipal do Trabalho e Apoio Social), que as encaminhará ao Programa Fome Zero.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.