Sertões: oito países estão incritos para disputa

Em contagem regressiva para sua 15ª edição, que começará no dia 8 de agosto em Goiânia, o Rally dos Sertões reúne em sua lista de inscritos o maior contingente internacional da história da prova.

Ao todo, 23 pilotos e navegadores de fora do país já garantiram vagas. O rali contará com um total de 243 participantes (entre pilotos e navegadores), distribuídos em 161 veículos. São 83 motos, 58 carros, 12 caminhões e oito quadriciclos já garantidos.

A afluência estrangeira tem explicação. O Rally dos Sertões vale pontos para o Mundial de motos e quadriciclos. Dos 23 participantes vindos de fora do Brasil, 14 correrão nessas categorias. Oito países do exterior estarão representados no Rally dos Sertões: Portugal, Chile, França, Bélgica, Polônia, Uruguai, Argentina e Noruega.

O destaque é o francês Cyril Després, atual campeão do Rally dos Sertões entre as motos e duas vezes vencedor do Rali Dakar, em 2005 e 2007.

O número de participantes internacionais já bate qualquer edição anterior. Em 2006, 19 estrangeiros vieram ao Brasil para disputar a prova que hoje é a maior do off-road das Américas. Em 2005, foram 15; em 2004, seis. A edição de 2003 contou com dez.

Se é objeto de procura internacional, o Rally dos Sertões conta também com maciça e diversificada adesão nacional. Ao todo, 17 Estados terão pilotos e navegadores da competição. O maior número de participantes é de São Paulo, com 102 inscritos, seguido de Minas Gerais (19), Rio de Janeiro (18) e Paraná (15). A lista segue com Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina, Goiás, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Roraima, Pernambuco e Maranhão.

O Rally Internacional dos Sertões cruzará seis Estados brasileiros em um percurso total de 4.776 quilômetros. A lista definitiva de inscritos sairá no dia 7, em Goiânia.

Confira a lista de estrangeiros:

Portugal

Victor Hugo Feleciano Carvalho (carro, piloto)

Antão Caçador (carro, navegador)

Leandro Augusto Rosado (carro, piloto)

Nuno Felipe Rosado (carro, navegador)

Filipe José Pires Relvas Palmeiro (carro, navegador)

José Manuel Lopes Gameiro (carro, piloto)

João Rosa (moto)

Luis Ferreira (moto)

Pedro Bianchi Prata (moto)

Chile

Carlo de Gavardo (carro, piloto)

Francisco López Contardo (moto)

Jaime Prohens (moto)

França

Cyril Després (moto)

Ludovic Boinnard (moto)

David Casteau (moto)

Bélgica

Ralph Ewald Schaus (carro, piloto)

Vicent Prignon (carro, navegador)

Polônia

Jacek Czachor (moto)

Marek Dabrowski (moto)

Uruguai

Laurent Lazard (moto)

Javier Fernandez Diego (moto)

Argentina

Edgardo Omar Vega Pata (moto)

Noruega

Pal Anders Ullevalsetter (moto)