Se alguém disse que rally não é lugar para mulher está na hora de rever seus conceitos. A participação feminina dentro e fora da pista está garantida no Rally Barretos Cross Country, que acontece de 23 a 25 de março. Nomes como Helena Deyama, com sua Mitsubishi RS e Moara Sacilotti, com sua Yamaha WR450, já soam bastante familiares nesse ambiente e já acumulam títulos, admiradores e até fã-clube. A carioca Mariana Veiga, com seu quad Honda TRX 450R promete ser a mais nova estrela dessa constelação. Todas vem a Barretos para competir de igual para igual com os homens.
Helena
A designer gráfica e artista plástica Helena Deyama, acumula alguns títulos em seu currículo de piloto, tanto no Rally Cross Country, quanto no Rally de Velocidade. A paulistana tem experiência nas pistas desde 1995 e se destaca pela técnica e regularidade. Foi a primeira mulher a vencer um campeonato nacional na história do automobilismo no Brasil, o Rally Cross Country 2005, na categoria Super Production.
Moara
Tendo iniciado sua carreira em competições de motocross, Moara Sacilotti conhece as pistas muito bem, pois era ainda adolescente quando, sob incentivo do pai, começou a dar as primeiras aceleradas. Sua determinação e a evolução surpreendente a levou a buscar novos desafios. A experiência em Rallys rendeu-lhe alguns títulos e muita notoriedade, tendo sido a primeira mulher a participar do Rally dos Sertões, em 1998, na categoria motos. Foi campeã brasileira em 2000 e vice em 2005.
Mariana
Estreante no rally, Mariana Veiga, estudante de direito, chega sob muita expectativa à prova de Barretos, pois teve um ano de sucesso em 2006 com as primeiras participações em provas de cross country. Com vários títulos conquistados na categoria iniciante, Mariana participa com o objetivo de chegar ao pódium e adquirir experiência nessa modalidade. Quem já a viu pilotando sabe que está chegando para brilhar.
Mas as mulheres do rally não estão apenas na pista. Por trás de todo o esquema médico e de resgate da prova está a Dra. Iraê Santos que após se apaixonar pelo universo de competições resolveu comprar uma moto e aprender a pilotar. Algumas equipes, de tão bem organizadas, já mostram que competência sobra no time feminino. É o caso da Off Rush Rally Team sob o comando de Déa Villela que criou praticamente um guia de procedimentos para otimizar o planejamento de sua equipe para as provas. E para quem não teve ainda o prazer de conhecer a repórter Zarhi da TV Diário, a cearense que esbanja simpatia estará também fazendo a cobertura completa da prova. Pilotando seu programa Diário Off Road, Zarhi corre o Brasil todo mostrando o que há de melhor em competições para duas e quatro rodas. Essas são apenas algumas das mulheres do rally que estarão presentes em Barretos, mas existem muitas outras anônimas nas equipes de cronometragem, na imprensa, nas secretarias. Parabéns à todas essas mulheres que fazem do Rally uma modalidade cada vez mais popular, mais competente e mais bonita.
A Prova
O Rally Barretos Cross Country, que acontece de 23 a 25 de março, é a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country na classe carros e a segunda etapa da classe motos. O evento tem a promoção da Associação Pró Esporte e Aventura, e chega a Barretos graças a uma iniciativa da Prefeitura do Município, com o apoio de Os Independentes, realizadores da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, Pneus Rinaldi e Webventure. A organização é da Federação de Automobilismo de São Paulo e a supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo e de Motociclismo.