Dakar: Jean fica em 4º na última etapa

O brasileiro Jean Azevedo encerrou sua nona participação no Rally Dakar com o quarto melhor tempo do dia, em frente a milhares de senegaleses que lotaram as margens do Lago Rosa para acompanhar a final do rali. Vencedor da penúltima etapa entre Tambacounda e Dakar, hoje o piloto da Equipe Petrobras Lubrax percorreu os curtos 16 km cronometrados da pista delimitada ao redor do Lago Rosa, tradicional destino final do Dakar, em 9min10s. Na classificação geral, Jean termina o Dakar 2007 na 25ª posição.

“Meu objetivo principal era chegar entre os cinco primeiros, mas como não deu,por conta dos problemas mecânicos que eu tive no deserto, é muito bom que eu tenha vencido uma etapa, é algo realmente difícil”, comentou o brasileiro. Para ter uma idéia da importância do feito, basta lembrar que essa é a segunda vez que um brasleiro vence uma etapa do Dakar, em 29 edições. A primeira foi o próprio Jean quem faturou, em 2005.

Esse ano, das 245 motos que largaram de Lisboa, apenas 132 terminaram a corrida, a maior taxa de atrito entre todas as categorias.

Prejudicado por um sério problema elétrico que deixou sua moto KTM parada por mais de 7 horas no deserto durante a sexta etapa, Jean viu evaporar suas chances de chegar entre os primeiros na tabela geral. Etapa por etapa, porém, o desempenho do brasileiro foi sensacional: Jean ficou entre os dez mais rápidos do rally em nada menos que 10 daz 14 etapas cronometradas (lembrando-se que a 11ª etapa foi transformada em trecho de deslocamento apenas, sem relógio).

Mais ainda: com a vitória na 14ª etapa, Jean Azevedo acumula duas conquistas em etapas do Dakar e segue sendo o único brasileiro a vencer na categoria Motos em toda a história do rally. “”Essa vitória me anima a voltar com força total no ano que vem e seguir na bataha para estar entre os cinco primeiros”, disse Jean ontem em Dakar, no Senegal.

Uma estimativa no mínimo curiosa: se descontássemos as 7 horas que Jean perdeu parado na sexta etapa, seu tempo na classificação geral seria equivalente ao do sexto colocado, Janis Vinters. “Claro que com `se’, todo mundo seria campeão, mas realmente aquela parada no deserto prejudicou demais minha prova”.

Falando nele, o vencedor da “mini-etapa” de hoje foi justamente Janis Vinters, da Letônia, que fatura sua segunda vitória em etapas esse ano. Ele cravou o tempo de 8min42s, seguido pelo norueguês Pal Anders Ullevalseter, com o português Helder Rodrigues em terceiro.

Na classificação geral, a vitória cantada desde ontem se confirmou para o francês Cyril Despres, que assim repete a conquista de 2005, sagrando-se bicampeão do rally mais difícil e perigoso do mundo. Despres, que hoje marcou apenas o 56º tempo, termina o Dakar com uma confortável vantagem de 34 minutos para o vice-campeão, o também francês David Casteu. O título de certa forma “caiu” em seus braços, pois até a 13ª etapa o espanhol Marc Coma liderava com folga a classificação geral. Coma, porém, sofreu um acidente na etapa citada e abandonou a prova, abrindo caminho para a segunda conquista de Despres (que em 2006 sagrou-se campeão do Rally dos Sertões, no Brasil).

Carlo Ambrósio é único estreante a terminar

“Nem acredito que cheguei até aqui. Essa prova é muito perigosa, muito difícil, estou muito feliz”. O brasileiro Carlos Ambrósio, estreante no Dakar, fez a 79ª marca do dia e termina a prova na 50ª posição da tabela geral, resultado considerado excelente para um estreante nas areias do deserto. Os outros brasileiros na categoria, Sylvio Barros e Dimas Mattos, abandonaram após sofrerem acidentes, porém sem maior gravidade.

O feito de Ambrósio teve um dificultador a mais: Ele se recuperava de uma recente cirurgia no ombro quando largou. “Doía quase o tempo todo, mas foi melhorando durante a prova”, conta o piloto.

Classificação da 15ª etapa – categoria Motos

1) Janis Vinters (LET) – 8min42s

2) Pal Anders Ullevalseter (NOR) – 8min49s

3) Helder Rodrigues (POR) – 9min07s

4) Jean Azevedo (BRA) – 9min10s

5) Eric Croquelois (FRA) – 9min12s

Classificação final do Dakar 2007 – categoria Motos

1) Cyril Despres (FRA) – 51h36min53s

2) David Casteu (FRA) – a 34min19s

3) Chris Blais (EUA) – a 52min06s

4) Pal Anders Ullevalseter (NOR) – a 1h37min57s

5) Helder Rodrigues (POR) – a 2h30min41s

6) Janis Vinters (LET) – a 2h44min21s

7) Michel Marchini (FRA) – a 3h00min27s

8) Thierry Bethys (FRA) – a 3h26min33s

9) Jaroslav Katrinak (TCH) – a 3h40min10s

10) Jacek Czachor (POL) – a 4h24min04s

25) Jean Azevedo (BRA) – a 9h44min45s

50) Carlos Ambrosio (BRA) – a 16h26min26s