A briga entre brasileiros e tchecos pela quarta posição na categoria Caminhões segue dura. Hoje quem levou a melhor foi o bólido pilotado por Alex Loprais, que fez o 5º melhor tempo do dia e retomou a quarta posição do trio André Azevedo / Maykel Justo / Mira Martinec na classificação geral. Mas a diferença é pequena. Faltando três etapas para o fim do Dakar 2007, Loprais está apenas 16 minutos à frente da Equipe Petrobras Lubrax.
Os brasileiros e o tcheco Mira hoje completaram os 257 km do trecho entre Ayoûn El Atrôus (Mauritânia) e Kayes (Mali) com o tempo de 4h18min57s, suficiente apenas para a 16ª posição do dia.
“Tivemos um problema mecânico chato, quebrou nosso semi-eixo dianteiro, o que fez com que o pneu dianteiro direito murchasse. Precisamos parar, levantar o caminhão e encher o pneu manualmente. Nisso, perdemos quase meia hora, e depois ainda tivemos que ficar comendo poeira de caminhões mais lentos, que nos ultrapassaram enquanto estavamos parados”, contou André. “Mas tudo bem, vamos buscar de novo esta quarta colocação”.
O vencedor da etapa foi o holandês Hans Stacey, que agora abre quase três horas de vantagem para o segundo colocado, o russo Ilgizar Mardeev, e já está praticamente com as duas mãos e um dos pés na taça. Stacey cravou a marca de 3h48min04s, seguido pelo caminhão do tcheco Tomas Tomecek.
Classificação geral após a 12ª etapa – categoria Caminhões
1) Stacey / Gotlib / Der Kinderen (MAN) – 47h26min55s
2) Mardeev / Belyaev / Nikolaev (Kamaz) – a 2h59min36s
3) Van Ginkel / Tijsterman / De Rooy (Ginaf) – a 4h24min38s
4) Loprais / Gilar (Tatra) – a 4h55min09s
5) André Azevedo / Maykel Justo / Mira Martinec (Tatra) – a 5h11min15s