Dakar: Jean nos top ten pela quarta vez seguida

O piloto Jean Azevedo completou a 12ª etapa do Rally Dakar 2007 cravando o sétimo melhor tempo entre as 142 motos que continuam na prova. Trata-se da quarta etapa seguida em que o brasileiro permanece entre os dez melhores pilotos do rally, uma mostra do forte ritmo que o piloto da Equipe Petrobras Lubrax mantém mesmo após uma série de contratempos que prejudicaram sua posição na classificação geral. “Muita gente da ponta se perdeu. Eu também, mas logo encontrei a rota certa, e terminei bem”.

Jean completou os 257 km cronometrados entre as cidades de Ayoûn El Atrôus (Mauritânia) e Kayes (Mali) com o tempo de 3h46min54s. Até ontem, o brasileiro ocupava a 37ª posição na classificação geral. Com o resultado de hoje, ele pode ganhar mais posições, porém é preciso esperar a divulgação do tempo de todos os pilotos para poder determinar corretamente qual a nova classificação do piloto. “Não fosse um problema na suspensão traseira, eu poderia ter feito um tempo ainda melhor. Hoje o que definiu foi mesmo a navegação”, avalia. Jean testou uma nova suspensão que está sendo desenvolvida pela KTM. A peça, contudo, apresentou problemas em algumas situações. “Amanhã volto para a suspensão antiga”.

O mais rápido o dia foi o espanhol Isidre Esteve Pujol, com o tempo de 3h34min46s. Em segundo, veio o português Paulo Gonçalves, intrometendo uma moto Honda no meio do território dominado pelas KTM. A fabricante austríaca, aliás, domina as seis primeiras posições da classificação geral – somente em sétimo lugar surge a Yamaha do português Helder Rodrigues. O terceiro mais rápido do dia foi o polonês Jacek Czachor. Na ponta da tabela, o catalão Marc Coma vai administrando sua vantagem para o francês Cyril Despres: hoje Coma fez apenas o 16º tempo do dia. O próprio Despres também parece conformado com a vice-liderança, ficando na 13ª posição da etapa.

O Dakar 2007 vai chegando ao seu fim, com etapas mais curtas e menos desgastantes. Mesmo assim, os perigos continuam: hoje foi a vez do holandês Frans Verhoeven (até ontem, 21º na tabela geral) sofrer uma queda e deslocar o ombro.

O brasileiro Carlos Ambrosio foi o 53º mais rápido do dia. Dimas Mattos ainda não completou o percurso.

Classificação geral após a 12ª etapa – categoria Motos

1) Marc Coma (ESP) – 44h47min16s

2) Cyril Despres (FRA) – a 52min48s

3) David Casteu (FRA) – a 1h10min13s

4) Chris Blais (EUA) – a 1h41min33s

5) Pal Anders Ullevalseter (NOR) – a 2h05min04s

6) Isidre Esteve Pujol (ESP) – a 2h35min04s

7) Helder Rodrigues (POR) – a 2h56min54s

34) Jean Azevedo (BRA) -a 10h29min07s (sujeito a alterações)

51) Carlos Ambrosio (BRA) – a 15h38min27s