“Fizemos uma corrida muito boa, foi o segundo dia em que consegui completar a prova sem precisar parar para nada. Mas não sou só eu que estou aqui pra ganhar, o resto do pessoal andou muito forte hoje também”, comentou André Azevedo sobre a etapa de hoje.
Ontem o caminhão da equipe Petrobras Lubrax estava em quarto lugar, a menos de dois minutos do terceiro colocado. Hoje, durante a 9ª etapa do Dakar, fez o oitavo tempo da categoria, percorrendo os 494 km da especial entre Tichit e Néma, na Mauritânia, em 7h19min50s. Com isso, o trio André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec cai para a 5ª posição, praticamente empatados com a dupla tcheca Ales Loprais e Petr Gilar no quarto lugar – apenas 23 segundos os separam. Em relação ao terceiro colocado, a diferença sobe para 40 minutos.
A vitória da etapa ficou nas seis mãos da tripulação holandesa formada por Wulfert Van Ginkel, Willen Tijsterman e Richard De Rooy. Eles marcaram o tempo de 6h47min47s. Em segundo, ficou o atual líder da classificação geral, o caminhão pilotado por Hans Stacey, seguido pelo veículo do tcheco Ales Loprais. O holandês Stacey ampliou para mais de três horas a vantagem que possui para o vice-lider, o russo Ilgizar Mardeev, que hoje fez apenas o sétimo tempo.
“Mas está tudo certo, amanhã vamos continuar andando bem, estamos navegando sem errar e temos tudo para terminar esse rali entre os top 5”, completa o piloto.
Classificação geral após a 9ª etapa – categoria Caminhões
1) Stacey / Gotlib / Der Kinderen (MAN) – 38h36min01s
2) Mardeev /Belyaev / Nikolaev (Kamaz) – a 3h07min11s
3) Van Ginkel / Tijsterman / De Rooy (Ginaf) – a 4h18min54s
4) Loprais / Gilar (Tatra) – a 4h58min55s
5) André Azevedo / Maykel Justo / Mira Martinec (Tatra) – a 4h59min17s
6) Jacquot / Alcaraz / Van Genugten (MAN) – a 6h06min57s