Dakar: André, Maykel e Mira mantêm 4º lugar

Na disputa pela terceira posição (e conseqüentemente por um lugar no pódio), o caminhão tripulado por André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec fez o 10º melhor tempo do dia no percurso entre as cidades de Atar e Tichit, na Mauritânia. “Não foi fácil, tvenmos dois pequenos problemas, uma atolada, que nos custou uns dez minutos e uma quebra no Rodoar, o sistema que permite regular a pressão dos pneus, que foi pior, perdemos uma meia hora”, conta Maykel, enquanto janta no acampamento.

Para percorrer os 589 km do mais longo trecho cronometrado do Dakar 2007, o veículo da Equipe Petrobras Lubrax gastou 10h23min30s. Com o resultado, André, Maykel e Mira permanecem na 4ª posição da classificação geral. A diferença para o terceiro (o caminhão do holandês Wulfert Van Ginkel), que ontem era de menos de dois minutos, hoje subiu para nove, mas continua decididamente pequena num rally cujas etapas podem se prolongar por até 10 horas.

A ordem do dia entre os caminhões foi quase a mesma da classificação geral: líder da tabela, o caminhão pilotado pelo trio Hans Stacey / Charly Gotlib / Bernard Der Kinderen fez o melhor tempo, com 8h58min49s, seguido pelo Kamaz do russo Ilgizar Mardeev. Na classificação geral, o holandês Stacey abre uma vantagem enorme de quase 3 horas para Mardeev. Mesmo faltando sete etapas para o fim do Dakar 2007, muitos já acreditam que só um milagre (leia-se: quebra) pode tirar a vitória das mãos de Stacey.

Classificação geral após a 8ª etapa – categoria Caminhões

1) Stacey / Gotlib / Der Kinderen (MAN) – 31h35min46s

2) Mardeev / Belyaev / Nikolaev (Kamaz) – a 2h56min36s

3) Van Ginkel / Tijsterman / De Rooy (Ginaf) – a 4h31min22s

4) André Azevedo / Maykel Justo / Mira Martinec (Tatra) – a 4h39min42s

5) Loprais / Gilar (Tatra) – a 4h58min03s