Concorrente direto do caminhão da Equipe Petrobras Lubrax na disputa pelas primeiras posições da categoria, a tripulação formada por Gerard De Rooy, Tom Colsoul e Arno Slaats abandonou o Dakar 2007. Até ontem, eles ocupavam a vice-liderança da classificação geral, a 48min42s do líder, o holandês Hans Stacey. Hoje, no acampamento em Zouérat, os mecânicos do caminhão da marca Ginaf constataram que um dos cilindros do motor derreteu. Com isso, a equipe sequer largou para a 7ª etapa. A notícia não deixa de ser boa para André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec, que a bordo do caminhão Tatra ocupam atualmente a 5ª colocação na soma de tempos.
Outros favoritos já tiveram problemas hoje. Vencedor da 3ª etapa e até ontem ocupando a 6ª colocação na geral, o buggy de Jean-Louis Schlesser e Arnaud Debron ficou parado logo no início do trecho cronometrado entre Zouérat e Atar, com problemas mecânicos. O mesmo ocorreu com o BMW da piloto Jutta Kleinschmidt, primeira mulher a vencer o Dakar, em 2001. Já o espanhol Nani Roma, 7º colocado na tabela em parceria com Lucas Cruz Serna, capotou seu Mitsubishi e tenta voltar ao trajeto.
Por fm, uma notícia que acaba de chegar: devido a fortes tempestades de areia na parte final da especial de hoje, a direção da corrida decidiu por razões de segurança eliminar os últimos 134 quilômetros da etapa, que agora terá apenas 407,6 km. Segundo a organização, nem os helicópteros de resgate podem levantar vôo nessas condições. Os concorrentes seguirão por uma estrada até Atar, destino da 7ª etapa e local do merecido dia de descanso, programado para amanhã.