O dia não foi tão bom para o caminhão Tatra da Equipe Petrobras Lubrax. Após um excelente quinto lugar na etapa de ontem, hoje o trio formado por André Azevedo (piloto), Maykel Justo (navegador) e Mira Martinec (mecânico) fez o 19º tempo do dia, gastando 4h34min51s para percorrer os 325 km do trecho especial (cronometrado) entre Ouarzazate e Tan Tan, no Marrocos. No total, foram 775 km percorridos, incluindo os trechos de deslocamento antes e depois da especial.
“Esse caminhão de 10 toneladas às vezes parece ter vontade própria, ele começa a escorregar e não tem como segurá-lo”, disse André via telefone, ainda no trajeto de deslocamento final. “Foi uma etapa parecida com o Rally dos Sertões, com muitas vilas monitoradas por radar. Numa saída delas, a menos de 40 km/h, o caminhão escorregou e bateu numa pedra que acertou em cheio a roda. Acabou estourando a tubulação de ar comprimido que permite modificar a pressão dos pneus mesmo em movimento, então ele esvaziou. Ficamos quase 40 minutos parados para consertar a tubulação, agora vamos consertá-lo pra valer no acampamento”
André se diz animado para a etapa de amanhã, entre Tan Tan e Zouérat, na Mauritânia. “É uma etapa clássica do Dakar”. Na classificação geral, com os tempos somados, o trio brasileiro mantém a 6ª colocação.
O mais rápido do dia foi o caminhão pilotado pelo holandês Hans Stacey, com tempo de 3h41min59s. A título de comparação: o melhor tempo entre as motos foi de 3h56min22s, quase quinze minutos mais lento que o veículo de Stacey! Na seqüência, veio outro holandês, Gerard De Rooy, seguido pelo russo Ilgizar Mardeev. Líder da classificação até ontem e atual campeão do Dakar, o russo Vladimir Chagin capotou seu caminhão logo no começo da especial. Ele ainda tentou continuar mas, antes de cruzar a linha final da cronometragem, desistiu e abandonou a prova.
Por razões de segurança, hoje o percurso dos caminhões foi alterado sensivelmente em relação às outras categorias. Os grandões saíram do percurso especial na altura do km 18, voltando para o trajeto logo no segundo posto de controle.
Classificação geral após a 5ª etapa – categoria Caminhão
1) Stacey / Gotlib / Der Kinderen (MAN) – 14h05min15s
2) De Rooy / Colsoul /Slaats (Ginaf) – a 34min35s
3) Mardeev / Belyaev / Nikolaev (Kamaz) – a 1h30min27s
4) Loprais / Gilar (Tatra) – a 2h02min29s
5) Van Ginkel / Tijsterman / De Rooy (Ginaf) – 2h09min19s
6) André Azevedo / Maykel Justo / Mira Martinec (Tatra) – a 2h19min54s