O caminhão da Equipe Petrobras Lubrax completou os 405 km do trecho especial (cronometrado) entre El Rachidia e Ouarzazate, no Marrocos, com o tempo de 5h34min22s, cerca de 38 minutos mais lentos que o veículo do russo Vladimir Chagin, vencedor da etapa de hoje. Com o resultado, a tripulação formada por André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec pula da 9ª para a 6ª posição na tabela geral.
“Foi uma etapa muito rápida, de navegação tranqüila. Na maior parte do tempo nós ficamos nos controlando para não passar do limite de 150 km/h”, disse o navegador Maykel Justo, lembrando da incrível velocidade que esses gigantes sobre rodas conseguem atingir mesmo na areia. O piloto André Azevedo realças as vantagens de ser o quinto a largar na etapa de amanhã (no Dakar, a ordem de largada é definida pelos tempos da etapa anterior). “Os cinco primeiros largam em intervalos de 2 minutos, enquanto os outros largam em 30 segundos cada, o que traz mais trânsito. Hoje por exemplo, ultrapassamos cerca de 12 caminhões, mais uns 30 carros e 20 motos, todos mais lentos”.
O caminhão da Equipe Petrobras Lubrax agora está a menos de 9 minutos de distância do 5º colocado. Além de vencer a etapa de hoje, o caminhão do russo Vladimir Chagin mantém a liderança da classificação. Em segundo, vem o holandês Hans Stacey e sua trupe, seguido por outro piloto holandês, Gerard de Rooy.
Classificação geral após a 4ª etapa – categoria Caminhões
1) Chagin / Yakubov / Savostin – 9h59min12s
2) Stacey / Gotlib / Der Kinderen – a 24min04s
3) De Rooy / Colsoul / Slaats – a 54min48s
4) Reshetnikov / Mokeev / Kupriyanov – a 1h37min37s
5) Mardeev / Belyaev / Nikolaev – a 1h42min45s
6) André Azevedo / Maykel Justo / Mira Martinec – a 1h51min06s