Dakar: Dia complicado para Palmeirinha

O último dia do Rally Lisboa Dakar 2007 na Europa não foi nada bom para o piloto brasileiro Paulo Nobre (Itaú Private Bank) e o navegador português Filipe Palmeiro. No trecho cronometrado de 67 km disputado neste domingo entre as cidades de Portimao, em Portugal, e Málaga, na Espanha, a dupla enfrentou uma série de problemas com o alternador da BMW X5 que atrapalharam os planos de conquista de um bom resultado e terminou na 177ª posição. A vitória entre os carros na etapa de hoje ficou com o bicampão mundial de rali de velocidade (WRC), o espanhol Carlos Sainz, e o navegador francês Michel Perin, a bordo de um Volkswagen Touareg. A liderança da prova segue com o português Carlos Sousa e o alemão Andreas Schulz, também da Volkswagen.

“Devíamos terminar a especial de hoje entre os 20 primeiros, mas o alternador apresentou problemas, muito provavelmente por ter entrado água em uma travessia de riacho. Com isso o carro apagava a todo instante e só conseguíamos seguir com a ajuda do público para dar carga na nossa bateria. Só que isso se repetiu umas oito vezes durante o trecho e uma especial relativamente fácil virou esse pesadelo para nós.”, disse Nobre, que chegou a cair em uma vala quando restavam 10 km para o encerramento do trecho cronometrado. “Apesar de ainda faltar muita prova, acho que o sonho de obter um bom resultado no Dakar vai ser adiado para 2008. Mas agora só quero pensar em chegar ao final da competição”, completou o piloto, que caiu para 129ª posição na classificação geral

Entre os brasileiros o melhor resultado entre os carros foi o da dupla Riamburgo Ximenez/Lourival Roldan, que concluiu a etapa na 33ª posição e ocupa a 115ª colocação na classificação da prova. Klever Kolberg/Eduardo Bampi ficou na 75º lugar no dia depois de tombar seu Mitsubishi Pajero durante a especial e aparece no 29º posto no resultado geral.

Além de Nobre, o dia também foi difícil para o o finlandês Ari Vatanen, quatro vezes vencedor da prova entre os carros (1987, 1989, 1990, 1991), que ficou parado por mais de uma hora e meia com problemas no motor de seu Volkswagen Touareg após passar por um riacho. Nesta segunda-feira, o Rally Lisboa Dakar desembarca em continente africano. A terceira etapa da competição será realizada entre as cidades marroquinas de Nador e ErRachidia com o trecho cronometrado de 252 km e total a ser percorrido durante o dia será de 648 km.