Últimos a largar de Lisboa, os caminhões do Rally Dakar 2007 chegam a Portimão para finalizar a 1ª etapa. Na ponta da tabela está o veículo pilotado pelo holandês Gerard de Rooy, que demorou exatos 1h40min para percorrer os 120 km cronometrados do dia. Em segundo lugar, outro holandês, Hans Stancey, 20 segundos mais lento, seguido pelo atual campeão da categoria, o russo Vladimir Chagin.
O caminhão Tatra da Equipe Petrobras Lubrax, pilotado pelo trio André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec, acusou problemas de pressão em um dos pneus, que teve de ser trocado após a entrada de areia. Para realizar a complexa tarefa de suspender o caminhão com um guincho hidráulico e fazer a troca, a Equipe perdeu no mínimo 15 minutos parada. Mesmo assim, cravou o 10º melhor tempo da categoria, com 1h55min33s – fazendo as contas, percebe-se que a diferença entre o time brasileiro e os holandeses foi de exatos 15min33s, ou seja: sem a troca, a Equipe Petrobras Lubrax estaria disputando a ponta da tabela.
Com a experiência de 20 anos do Dakar, o piloto André Azevedo lamentou o problema, mas acredita que a diferença pode ser facilmente revertida. “Fora esse contratempo, o caminhão está ótimo, bem afinado, andando muito. Além disso, todos sabemos que a corrida é decidida na África”, disse o brasileiro.
1ª Etapa – categoria Caminhões
1) Gerard de Rooy / Tom Colsoul – 1h40s
2) Hans Stacey / Charly Gotlib – a 20s
3) Vladimir Chaguin / Semen Yakubov – a 46s
4) Philippe Jacquot / William Alacaraz – a 2min39s
5) Wulfert Van Ginkel / Willem Tijsterman – a 5min31s
10) André Azevedo / Maykel Justo / Mira Martinec – a 15min33s