Sertões dá início ao Brasileiro

O Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country para motos terá início com o Rally Internacional dos Sertões, que será realizado de 27 de julho a 4 de agosto com largada em Goiânia (GO) e chegada em Porto Seguro (BA). A disputa, por envolver nove dias, terá peso dois na competição nacional. Haverá outras três etapas do Brasileiro, válidas pelos seguintes torneios: Rally RN 1500, dias 8, 9 e 10 de setembro no Rio Grande do Norte; Rally Bolpebra, de 24 a 28 de outubro no Acre; e Rally dos Amigos, dias 2 e 3 de dezembro em São Paulo.

“Por regulamento, o Rally dos Sertões sempre teve peso dois, já que trata-se de uma prova mais longa e que faz parte do Campeonato Mundial da modalidade”, explicou Adilson Kilca, diretor de rali da Confederação Brasileira de Motociclismo ! (CBM), entidade responsável pela supervisão das etapas. “Nossa expectativa é de que o Brasileiro comece em grande estilo, pois o Sertões costuma reunir os melhores pilotos do país e do mundo. Será a oportunidade dos competidores nacionais andarem ao lado de experientes pilotos internacionais”, continuou.

Houve algumas adaptações no regulamento, que pode ser baixado no site da CBM (clique aqui) e segue os padrões do Campeonato Mundial da modalidade. “A principal delas foi a inclusão de motocicletas trail produzidas no Brasil com até 700 cilindradas na Marathon”, comentou Kilca, lembrando que esta categoria inclui ainda as motos trail importadas de até 450cc 2 e 4T.

As outras classe! s são: Production (motos de enduro e rali 2T até 380cc ou 4T a! té 700cc ); Super Production (motos de enduro, cross, rali e protótipos a partir de 125cc com preparação livre, desde que possuam sistema de iluminação com geração própria de luz); Brasil (motos nacionais de trail e enduro até 450cc 2 e 4T); e Quadriciclos (quadriciclos a partir de 125cc com preparação livre, desde que possuam sistema de iluminação com geração própria de luz).