O Rally Internacional dos Sertões será realizado de 24 de julho a 4 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Porto Seguro (BA), mas o time da solidariedade entra em campo bem mais cedo. Já tradicionais no maior rali da América Latina, as ações sociais foram ampliadas e, em 2006, serão cumpridas em três fases – e não apenas durante os 11 dias de programação.
A primeira dará início aos atendimentos médicos e treinamento de profissionais nas comunidades, sendo que a equipe de voluntários coordenada pelo Instituto Brasil Solidário (IBS) viaja neste domingo. O retorno está previsto para o dia 18 de junho, após percorrer municípios de Goiás, Tocantins, Piauí e Bahia.
A segunda fase i nclui as ações já realizadas durante o rali, que, além da parte instrutiva, oferecem atividades lúdicas, doações de alimentos e materiais educativos e oficinas de vários assuntos. Na terceira etapa, a ser realizada no final de outubro, os voluntários poderão avaliar os resultados do projeto, assim como acompanhar os casos mais complicados na área médica. De forma direta, 30 pessoas estão envolvidas nas ações sociais.
As ações sociais foram iniciadas no Sertões em 1997, um projeto criado por Simone Palladino, diretora-executiva da Dunas Race, empresa organizadora do evento. “Antes fazíamos apenas a coleta e a distribuição de alimentos para a população carente; hoje o trabalho é bem mais completo e prevê ainda atendimento nas áreas médica e odontológica, além de recreação”, afirmou Simone.
“Tudo isso é resultado de um trabalho sér io, que mostrou estar no caminho certo. Todos saem ganhando com as ações sociais: as comunidades contempladas, o Rally dos Sertões e os próprios voluntários”, explicou Luis Salvatore, coordenador do IBS. O objetivo é simples e nobre. “Queremos que as pessoas tenham acesso a serviços fundamentais para uma vida melhor e mais saudável. E a ampliação do projeto nesta temporada foi uma grande vitória para todos”, continuou.
As ações sociais realizadas no Sertões 2005:
– 4.640 atendimentos médicos e odontológicos
– 407 óculos entregues
– 25 mil livros doados para a formação de bibliotecas em escola públicas
– 45 toneladas de alimentos
– 8 mil kits de material escolar
– 6 toneladas de medicamentos
A Ação Social do Rally dos Sertões tem patrocínio da Dunas Race, Banco Real e Palmeirinha Rally. Co-patrocínio: Opto Eletrônica e Instituto Israelita Albert Einstein. Apoio em materiais e equipamentos: Faber-Castell, Olsen, Casas Bahia, Apramed, Teuto, Colgate, Condor, Cristófoli, Roche Diagnóstica, Van Moorsel, Art Fix, Acrilex e Mediphacos. Apoio Institucional: Agetur, Paulus Editora, DCL Editora, Webventure, Revista 4×4 & Cia., Rex Racing, Bendita Hora Pizzaria e OVG.