A Dunas Race fará mudanças no regulamento particular do Rally dos Sertões 2006, a maior prova off road da América Latina e a terceira maior do mundo em número de participantes que será realizada de 24 de julho a 5 de agosto, com largada em Goiânia e chegada no litoral da Bahia. Uma delas será bastante significativa por envolver as principais montadoras de caminhões do país, como a Volkswagen, Ford e Mercedes-Benz: trata-se da divisão da categoria em duas, considerando o peso dos veículos.
O objetivo da Dunas é tornar a prova ainda mais competitiva para os caminhões. Atualmente esses veículos maiores, como os Mercedes e os VW, ficam em desvantagem em relação ao Ford F-4000, bem mais leves (cerca de quatro toneladas), enquanto os concorrentes passam dos 5.000 quilos. Nesta categoria a única exigência é o peso mínimo – 3,5 toneladas.
A Dunas já vem amadurecendo esta idéia há pelo menos dois anos, inclusive discutindo a mudança com as fábricas, equipes, pilotos e patrocinadores. “Acredito que assim teremos maior competitividade entre as marcas, tornando o Sertões ainda mais emocionante”, afirmou Marcos Moraes, presidente da Dunas Race.
Além dos caminhões, a Dunas fará modificações na categoria carros, permitindo o uso de turbo para carros com motor até 2.0 gasolina. “A disputa com os veículos diesel, que apresentaram grande evolução e desenvolvimento nos últimos anos, será bastante acirrada”, acredita Moraes.