Depois de conquistar páginas de jornais e de revistas do mundo inteiro, o Rally Internacional dos Sertões ganhou espaço em uma publicação diferente: a Agenda de Mesa 2006 do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O seleto material é distribuído anualmente para embaixadas brasileiras no exterior e para estrangeiras instaladas no país, além de empresários. Neste ano, a agenda abordou o potencial brasileiro de negócios em diversas áreas, tendo como objetivo ressaltar o país como promissor foco de investimentos.
Reconhecido como a maior competição off-road das Américas e a terceira maior do mundo em número de participantes, o Rally dos Sertões estampa duas páginas do material, entre os dias 3 e 9 de abril – mês que foi totalmente dedicado ao esporte. A agenda teve uma tiragem inicial de 2.500 exemplares. Além de informações gerais sobre o evento em português, inglês e espanhol, a publicação mostra ainda uma foto, tirada por Donizetti Castilho, distribuída pela VIPCOMM, do Troller da dupla Paulo Sérgio e Sérgio Kiguti atravessando um rio. O MRE selecionou um assunto para cada mês: arte (janeiro), design (fevereiro), moda (março), tecnologia (maio), música (junho), agropecuária (julho), cinema (agosto), bebidas típicas (setembro), festivais (outubro), folclore (novembro) e arquitetura (dezembro).
De acordo com Leila Raulino, coordenadora de comunicação da Brazil Trade Net, o site do MRE (http://www.braziltradenet.gov.br), a agenda é uma importante ferramenta nacional no exterior. “É uma forma diferente de divulgar o Brasil, sem aquela imagem já ‘batida’ do futebol, samba e moqueca. O nosso material tem um contexto comercial”, explicou.
Por isso, o Rally dos Sertões foi um dos selecionados. “Tínhamos a idéia de incluir o rali porque o evento reúne esporte, aventura, negócios e ecologia. E, quando vimos os carros passando por Brasília, no ano passado, tivemos a certeza de que o evento deveria ser incluído na agenda”, contou Leila. O Sertões também faz parte do Campeonato Mundial de Rally Cross Country e é uma das oito maiores competições do mundo.
Contagem regressiva – A Dunas Race, empresa organizadora do Rally dos Sertões (http://www.dunas.com.br), anunciou novidades para a edição deste ano, que será realizada no período de 20 de julho e 4 de agosto (os dias exatos ainda não estão definidos). A organização já fez um levantamento de todo o percurso, que deverá passar por Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, provavelmente Minas Gerais e Bahia, local da chegada. O evento é aberto ao cross country (carro, moto, caminhão e quadriciclo) e regularidade – turismo e graduados. Serão 3.800 quilômetros de trajeto, sendo 80% do roteiro inéditos.
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e supervisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).