Dakar: André é 5º e segue em quarto na geral

André Azevedo manteve a quarta colocação na classificação geral do Dakar 2006. Ao lado dos navegadores Maykel Justo e Mira Martinec, o piloto foi o 5º mais rápido na etapa de hoje, entre Labé (Guiné) e Tambacounda (Senegal). André está agora a 2h20min do terceiro colocado, o russo Firdaus Kabirov. Como restam somente duas etapas e apenas 285 quilômetros de trechos cronometrados, o trio da Equipe Petrobras Lubrax pretende manter o quarto lugar.

Devido a problemas no câmbio e na suspensão, o caminhão Tatra não conseguiu manter o mesmo desempenho exibido no início do Dakar. Nas primeiras etapas, o time brasileiro ocupava a segunda colocação, mas caiu para sexto por causa dos problemas mecânicos. Com ajustes no veículo produzido na República Tcheca, André conseguiu voltar a andar entre os primeiros, mas a diferença para os líderes já era demasiadamente grande.

O vencedor da etapa de hoje foi novamente o holandês Hans Stacey. Foi a quinta especial vencida pelo piloto, segundo colocado na classificação geral. A liderança permanece com o russo Vladimir Chaguin. Ele tem 2h30min32s de vantagem para Stacey.

Como o deslocamento final (trecho entre a chegada do trecho cronometrado e o acampamento) é de 212 quilômetros, os caminhões ainda não chegaram a Tamabcounda.