Dakar: Jean é 8º e ganha duas posições

Jean Azevedo cruzou há poucos instantes a linha de chegada do percurso especial (cronometrado) da etapa de hoje do Rally Dakar 2006, entre Nouakchott (Mauritânia) e Kiffa (Mali). Ele percorreu os 599 km em 8h29min23s, marcando o 8º tempo do dia, resultado que até o momento o leva de volta ao grupo dos dez primeiros na classificação geral, pulando da 11ª para a 9ª posição.

Contrariando os prognósticos, o vencedor de hoje foi o francês Cyril Despres, atual campeão que vinha tendo muitas dificuldades após sofrer um acidente e deslocar o ombro. Mesmo com dores, Despres percorreu os 599 km da maior especial do Dakar em 7h55min48s, quatro minutos à frente do espanhol Marc Coma. Na classificação geral, Coma permanece na liderança, 22min47s à frente de Despres, agora o 2º colocado.

Infelizmente, a etapa de hoje do Dakar ficará marcada pela morte de Andy Caldecott. O piloto australiano sofreu um acidente com sua moto KTM na altura do quilômetro 250 do percurso. Quando as equipes de resgate chegaram ao local, pouco mais de 20 minutos depois, já não podiam fazer nada. Caldecott ocupava a 10ª colocação na contagem geral das motos, chegando a vencer a terceira etapa, entre Nador e Er-Rachidia. Ele havia terminado o Dakar 2005 em 6º lugar.

Outro piloto que se acidentou hoje foi o espanhol Isidre Esteve Pujol, que ontem ocupava nada menos que a vice-liderança do Dakar entre as motos. O piloto caiu da moto após percorrer 346 km da especial e foi levado para um posto médico de helicóptero. A organização limita-se a afirmar que Esteve se machucou, mas que seu estado não é grave.